A regência da locução «prestar atenção» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A regência da locução «prestar atenção»

Parabéns pelo site! É uma iniciativa muito útil e esclarecedora!

Gostaria de saber a regência correta de atenção, no caso da expressão «prestar atenção». Presta-se atenção «a algo» ou «em algo»? Exemplos:

a) «(...) se vocês prestarem atenção no/ao que eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os meus mandamentos, eu não os castigarei com nenhuma das doenças que mandei contra os egípcios»;

b) «Povo de Israel, preste atenção nas leis e nos mandamentos/às leis e aos mandamentos que estou dando a vocês hoje»;

c) «Venham cá e prestem atenção naquilo/àquilo que o Senhor, nosso Deus, vai dizer.»

Muito obrigada!

Quéfren de Moura Revisora São Paulo, Brasil 21K

Em nome do Ciberdúvidas, agradeço as suas primeiras palavras.

Quanto à expressão «prestar atenção», as preposições usadas na regência são a ou em, conforme se descreve no Dicionário Houaiss:

«prestar atenção a ou em. olhar, ouvir, sentir (algo) com atenção aumentada, concentrada. Ex.: preste atenção ao (ou no) que ele está dizendo.»

Refira-se que no português de Portugal se prefere a preposição a com esta locução (pesquisar a expressão «prestar atenção» no Corpus do Português, de Mike Davies e Michael Ferreira).

Carlos Rocha