«Vocábulo formal» vs. «vocábulo fonológico»
Qual a diferença entre vocábulo formal e vocábulo fonológico?
A formação de bicharada
Sobre a formação da palavra bicharada e a sua classificação, será: forma de base bicho + sufixo -ar + sufixo -ada? Bicharada é uma palavra derivada por sufixação?
A função sintática do advérbio graciosamente numa frase
Na frase «Patrícia baixou graciosamente o joelho», graciosamente é modificador do grupo verbal, ou modificador de frase?
Obrigada.
Subclasse de aproximadamente
Continuo sempre com muitas dúvidas no que diz respeito aos advérbios e às suas (novas) subclasses. Por exemplo, na frase «As guerras afastam aproximadamente 43 milhões de crianças da escola», o advérbio utilizado deverá ser classificado como advérbio de predicado, ou, eventualmente, de quantidade (e grau)?Obrigada, desde já, pelo vosso esclarecimento.
A origem do topónimo Bardeiras
Qual o significado ou origem da palavra Bardeiras?
Obrigado.
O anglicismo semântico «os locais»
É correcto utilizar apenas a palavra locais (como substantivo) para designar os habitantes de uma zona? Isto é, a expressão inglesa friendly locals pode traduzir-se como «locais amistosos»?
A sintaxe de distar
Gostaria de saber se o emprego do verbo distar está correto em frases como a que se segue: «O período que dista entre a entrada de António e o momento atual foi demasiado longo.»
Agradeço a atenção.
As formas finitas e não finitas dos verbos
Quais são as formas finitas dos verbos?
O verbo estar com expressões relativas a temperatura
Diz-se «estão 17 graus de temperatura», ou «está 17 graus de temperatura»?
«Fazer uma pirueta» vs. «dar uma pirueta»
Estou com dúvidas quanto ao modo de introduzir a palavra pirueta numa frase. «Damos uma pirueta», ou «fazemos uma pirueta»? À semelhança de uma cambalhota ou de um salto mortal, por exemplo, «daria» uma pirueta; mas, por outro lado, trata-se de uma figura que se apresenta, daí que também me parece aceitável dizer que se «faz» uma pirueta. Qual é a correcta?
Muito obrigado.
