Nomes botânicos relacionados com Portugal
Qual a designação original utilizada na bula papal de reconhecimento de Afonso Henriques como rei de Portugal? A versão que vi na Internet não é minimamente legível.
Portucale? Portugalliae?
Pretendemos designar uma espécie de planta, e deve ser utilizado um adjectivo a partir do termo original. Há portucalensis, portugallicus.
Obrigado.
Futuro do conjuntivo e presente do indicativo numa tradução de Vitrúvio
Atentemos neste excerto do tratado monumental de Vitrúvio que colige saberes arquitectónicos – « […] si autem natura loci impedierit […].» Traduzi-lo-ia por «mas se a natureza do lugar [o] tiver impedido», substituindo o futuro perfeito do indicativo latino através do futuro perfeito do conjuntivo português. Ora, ao fazê-lo, garanto, por um lado, que a nuance semântica apologética da tentativa se mantém e, por outro, que se respeita o sistema hipotético do português. Devido a este mesmo último entrave, o francês, cioso da dita nuance semântica, poderia traduzi-lo por «mais si la nature du lieu [l’]a empêché», visto que não se pode fazer seguir um futuro a um «si» hipotético. Agora, a tradução bastante recorrente por presente é absolutamente despropositada em português e em francês (a saber: «mas se a natureza do lugar [o] impede»/«mais si la nature du lieu [l’]empêche»).
Pedia um comentário aos meus escritos, com especial enfoque sobre a importância de se salvaguardar a dita nuance semântica.
A conjugação de pôr
Existe 4.ª conjugação verbal?
A etimologia de resmungar
[...] [D]eparei-me com esta questão:
«A palavra resmungar é derivada por: prefixação; sufixação, ou prefixação e sufixação?»
Já agora, qual é o radical desta palavra?
Obrigado.
«Vem a ser», novamente
A propósito de minha consulta respondida pela professora Edite Prada em 7/3/2014, ainda ficaram obscuros (pelo menos, para mim) aspectos referentes à concordância verbal na frase que apresentei. Em virtude disso, volto ao assunto com novas frases, de estrutura semelhante.
«O professor foi veementemente criticado por seu melhor amigo, que vem (venho) a ser eu mesmo.»
«O professor foi veementemente criticado por seu melhor amigo, que devo (deve) ser eu mesmo.»
«O professor foi veementemente criticado por seu melhor amigo, que continuo (continua) a ser eu mesmo.»
«O professor foi veementemente criticado por seu melhor amigo, que passo (passa) a ser eu mesmo.»
«O professor foi veementemente criticado por seu melhor amigo, que começo (começa) a ser eu mesmo.»
A minha dúvida, em suma, seria a seguinte: se, quando o verbo ser é usado numa estrutura de oração relativa + pronome pessoal, a concordância se faz com esse pronome, o mesmo não deveria ocorrer quando se trata de uma conjugação perifrástica com o mesmo verbo ser?
Cumpre dizer que a locução «vir a ser» (motivo de minha pergunta inicial), no Aulete Digital, tem as acepções de «chegar a ser, converter-se em»: «Se levasse a sério o estudo, viria a ser um grande pianista»; e de «ser, tratar-se de»: «Aquela que você criticou vem a ser minha mulher.»
Agradeço antecipadamente.
Voz passiva, voz reflexiva, verbo pronominal (classificação brasileira)
Estou com uma dúvida acerca desta frase:
«O rapaz elegeu-se presidente.»
O verbo eleger-se neste caso é pronominal, a frase está na voz passiva, ou é uma voz reflexiva? De mais a mais gostaria de saber como distinguir essas três classificações em casos como esse.
Obrigado.
A origem do substantivo águas-furtadas
Gostava de saber a origem de águas-furtadas. Ou seja; a razão de se denominar água-furtada ao andar de uma casa com janelas para o telhado. Furtada(s) porquê?
Muito obrigado.
O uso da locução «como que»
É correcta a frase assim: «Tudo aparece como se (fora) escrito com letras de fogo»? Ou devia-se dizer assim: «Tudo aparece como que escrito com letras de fogo»? Ou simplesmente «Tudo aparece como escrito com letras de fogo»? Qual o vosso parecer?
Grato.
Palavras da família de roda
Gostaria de saber se rodapé e rodear pertencem à família da palavra roda.
Obrigada.
A definição de universais linguísticos
O que são universais linguísticos?
