Há cerca de dif. de acerca de
Sou estudante de engenharia. Quero saber qual a palavra correcta neste seguinte contexto: acerca / há cerca de dois anos, fui a Moscovo?
Anaeróbia
Em relação a vários termos técnicos da área de Microbiologia, deve-se escrever: anaeróbia ou anaeróbica?
Pessoa humana
Não é pleonasmo o uso da expressão referida? Surge como forma de distinção de "pessoa colectiva"?
Sintagma
Sou estudante do curso de Letras da PUC/BH e gostaria de saber, num sentido mais amplo, o que significa sintagma, e qual a diferença entre sintagma e frase.
Palavras homógrafas, homófonas e homónimas
Sou aluno do 7º Ano e gostaria de que me esclarecessem sobre a diferença entre: palavras homógrafas, homófonas e homónimas.
Assunção de…
Qual a forma correcta na seguinte frase: (...) assunção ao cargo de juiz (...) ou (..) assunção do cargo de juiz (...).
Assertividade
Vi um anúncio de emprego onde pediam uma pessoa com "assertividade e apetência comercial". O que significa assertividade?
Ráfia
Podemos considerar a palavra "ráfia" como uma fibra têxtil? Estando assim relacionado com artigos de vestuário? Esta informação está relacionada com o estudo de uma marca, para se poder ou não considerar "ráfia" como descritiva para o produto que se destina: "Vestuário" Artº 166º b) do Código da Propriedade Industrial.
Canuto
Qual o significado do termo Canuto, quando se escreve Prof. Doutor Canuto fulano de tal ou Professor Canuto sicrano de tal?
Crioulo, dialecto e «pidgin»
Módi stado?
M'bem pídi um splicaçom sôbri um cussa qui portuguesis dja flá txeu sôbri criôlo na Cabo Verde o na Guiné. Sôbri Guiné nho t'odja ma nem mémo ques scritôr qui dja scrébi sôbri quel país piquinóti na África, nem ês própi respetá'l. Dja'm lê um artigo sôbri Guiné úndi canto m'sta tirminaba di lê'l m'odja um frázi undi si autor txoma língua di lá di língua di trapos. I, na Cabo Verde, sima na Guiné, criôlo foi considerado um dialeto di português. Pa quel poco qui m'cônchi di línguas, um língua ê um língua diveras óqui ê consígui si própi forma, qui cata permíti um comprensom cu otos grupo, ê ca simê? I criôlo, na Cabo Verde o na Guiné, cata permití'l... Antom, m'ta gostaba dum definiçom midjôr... I, sôbri nha testo, m'sta screbê'l na dôs língua pa ser más fáxi di intendi nha raciocínio.
Como está tudo?
Venho pedir uma explicação sobre algo que os portugueses já falaram muito sobre o crioulo em Cabo Verde ou na Guiné. Na Guiné o senhor vê que mesmo os escritores que já escreveram sobre aquele pequeno país na África, nem eles mesmos o respeitaram. Já li um artigo sobre a Guiné onde o autor chamou à língua deles "Língua de trapos". E, em Cabo Verde, como na Guiné, o crioulo foi considerado um dialecto do português. Pelo pouco que conheço de línguas, uma língua é uma língua deveras quanto ela conseguir uma forma própria, que não permita uma compreensão com outros grupos, não é verdade? E o crioulo, em Cabo Verde ou na Guiné, não o permite... Então, eu gostaria de uma definição melhor... E, sobre o meu texto, estou escrevendo o mesmo em duas línguas para ser mais fácil de entender o meu raciocínio.
Um abraço lusófono!
