Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Rui Southampton, Inglaterra, ReinoUnido 2K
Descobri nas férias passadas que é apenas no norte de Portugal que é usual pedir uma garrafa de água(s) da seguinte forma: "Umas águas, se faz favor". É que durante essas férias reparei que empregados de alguns cafés tinham dúvidas e um chegou-me mesmo a perguntar quantas queria.
Gostaria de saber se esta expressão tem algum erro de Português e o porquê do seu uso. Será que o facto de ser usado o plural (umas águas) o torna mais indefinido e que por isso seja mais delicado ou educado? Em oposição o uso do singular (uma água) seria então mais definido e por isso mais directo e não tão "delicado".
Eulália Paúl professora Portugal 2K

Qual é a etimologia de Almada?

Vasco A. C. de Sousa 7K

A locutora do programa português de Toronto, Canadá, disse que a tradução de "Welfare" é carinhos caritativos. Acho um bocado puxado tal expressão. Será certo dizer-se assim?

Rui Marinheiro Southampton, Inglaterra 8K

Sabe-me dizer qual é a origem do apelido Marinheiro? Quando foi pela primeira vez usado, como, e quando? Sempre fui curioso em relação a isso mas onde procurei não encontrei nada.

Bem hajam pela vossa ajuda.

Manuel Sousa Portugal 7K

Gostaria de saber a origem da palavra papagaio. Desde já agradeço. Especulativamente pensei que se deveria aos marinheiros portugueses em comparação com o gaio, ave que também imita a voz humana.

Alda Rocha Portugal 4K

"É natural que haja muitas mais imagens." - uma frase referida a propósito de uma dúvida sobre a utilização do verbo haver suscitou-me outra dúvida.

Na mesma frase pode-se escrever "muito mais imagens"? Obrigada.

José Brasil 7K

Gostaria de saber se todo o paradoxo pode ser considerado uma antítese.

José A. Silva Tavares Portugal 32K

No dia-a-dia somos confrontados com palavras do tipo "ofício, ofício-circular ou ofício-circulado".
Será que uma comunicação, uma carta ou uma informação, quando emitida por um serviço público, se pode considerar sempre um ofício ou este pressupõe um prolongamento ou um esclarecimento de determinado texto legal? Se sim, quem é competente para emitir, p. ex., ofícios-circulares?
Gostaria que me dessem o vosso precioso esclarecimento ou, sendo possível, me fornecessem alguma referência bibliográfica que me ajudasse a clarificar o sentido daquelas palavras.

José Carmo 7K

Relativamente à palavra "sobreendividamento" afirmaram que o "sobre" sem hífen é utilizado sem retirar nenhum "e". No entanto, no glossário aparece a palavra "sobrestimado".
Pergunto então: escreve-se "sobrestimação" ou "sobreestimação" ?

Fernando Bueno Brasil 43K
Qual é a diferença de significado entre «justificação» e «justificativa».
Obrigado.