Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Paula Cristina Martins Braga, Portugal 17K

Gostaria que se referissem às condições que recomendam o uso de uma ou outra forma: convicto e convencido. Deve dizer-se "estou convencido" e "sou convicto"?

Hcwilber Argentina 10K

Qual o significado de "nau catrineta"?
Obrigado.

Carlos Ferreira Suécia 6K

1 - Na expressão Expo ´98, para quem assim prefere escrevê-la, não será que o apóstrofo pertence à segunda palavra, denotando a supressão dos primeiros dois algarismos de 1998?
2 - As normas ortográficas, quer as do presente Acordo, quer as do novo Acordo, nada dizem sobre espaços a observar antes ou depois de apóstrofos. Isto, claro, porque se trata de matéria tipográfica e não ortográfica. O espacejamento que D´Silvas Filho julga discernir nos textos dos acordos, serão o mero resultado de acidentes ou regras de composição tipográfica.
3 - Em sua tentativa de escrever em luso-brasileiro, D´Silvas Filho deveria ser mais cuidadoso. No texto em apreço, por que não assinalar também facto/fato e linguístico/lingüístico.
4 - Já agora, ninguém melhor que D´Silvas Filho para nos explicar a razão daquele apóstrofo no pseudônimo que escolheu.

Paulo Silva Macau, China 4K

Resultou claro da explicação dada por José Neves Henriques que se deve escrever sempre "art.°" e não "art°", porém fico com a dúvida se será incorrecto escrever (abreviar) apenas "art." dispensando o "°"? Por outro lado, os exemplos dados suscitam ainda mais dúvidas, a saber: "adj." ou "adj.°", "méd." ou "méd.°", de harmonia com o tal "art.°" ? É ou não obrigatório escrever o "°" nessas abreviações?
Grato pela resposta.

Fernando Bueno Brasil 40K

Com relação à consulta sobre o emprego das aspas com outro sinal de pontuação, creio que se deve observar o seguinte:
- O sinal abrangido pelas aspas se mantém, permanecendo o ponto final (ou outro qualquer) após as aspas, que a ele compete encerrar o período, e não às aspas. Trata-se do caso em que a expressão entre aspas é parte do período.
Ex.: Marina sussurrou: "Aonde vamos?".
Poderia Marina sussurrar: "Aonde vamos?"?
Poderia Marina dizer: " Não virei almoçar."?
Note-se que, no caso de frase declarativa abrangida pelas aspas, basta um ponto final após as aspas, mas sempre após elas.
Ex.: Marina disse: "Não virei almoçar".
- Não há sinal após as aspas. Trata-se do caso em que toda a frase ou todo o período são abrangidos por elas.
Ex.: "Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."
Justifica-se o exposto pela necessidade de preservar a entonação própria do período e a da oração abrangida pelas aspas.

M.Margarida Pereira-Müller Portugal 4K

O que significa "physis"?

José Alexandre Brasil 8K

1) Quando se diz, por exemplo, "Ela não é muito bonita", significa que ela não é bonita, que ela é pouco bonita ou que sua beleza é mediana? Existe a possibilidade de que os 3 significados acima estejam corretos?
2) Quando se diz "Ela é bonita", não sabemos se ela é pouco bonita, se ela é muito bonita ou se a sua beleza é mediana. Não é verdade?
3) Na frase "Ela é pouco bonita", significa que, embora sua beleza seja escassa, ela é bonita. Certo?
4) Quando se pergunta, " Ela é bonita?", é certo responder: "Sim, ela é pouco bonita"? Também é certo responder "Sim, ela é muito bonita"?
5) Na frase "Não há muitas moscas aqui", significa que não há moscas, que há poucas moscas ou que há uma quantidade média de moscas?

José Alexandre Brasil 2K

1.) Na frase "Ela é pioneira em desenvolvimento de programas", significa que "ela" foi a primeira pessoa a desenvolver programas ou significa que "ela foi a primeira mulher a desenvolver programas?
2.) E se fosse "ela é A pioneira em desenvolvimento de programas?", a interpretação seria a mesma?

3.)Pioneiro é o mesmo que precursor?
Obrigado.

José Alexandre Brasil 2K

1.a) A frase "A MENINA É INTELIGENTE" é diferente da frase "A MENINA É MUITO INTELIGENTE" Estou certo?
b) Considerando-se a frase "A MENINA É MUITO INTELIGENTE", eu pergunto: "A MENINA É INTELIGENTE?" A resposta correta para essa pergunta seria: "Não, A MENINA É MUITO INTELIGENTE" ou "Sim, A MENINA É MUITO INTELIGENTE"?

2. Quando se diz "ELE TEM MAIS SORTE E VITALIDADE DO QUE EU", significa que "ELE" tem APENAS "MAIS SORTE DO QUE EU" ou significa que "ELE" tem "MAIS SORTE E MAIS VITALIDADE DO QUE EU"?

3. Quando se diz "ESTUDAREMOS O ASPECTO GEOGRÁFICO E SOCIAL DO NOSSO PAÍS", significa que há apenas UM aspecto que é, AO MESMO TEMPO, geográfico e social, ou significa que há UM aspecto geográfico e OUTRO social?

4. Na frase, "RECIFE SE AGITA COM UMA CENTENA DE BANDAS E GRUPOS DE CINEMA E TEATRO" significa que:
a) Existem cem bandas que agitam Recife e também grupos de cinema e teatro;
b) Existem algumas bandas e alguns grupos de cinema e teatro que, JUNTOS, constituem UMA CENTENA;.
c) Nenhuma das alternativas.

E se a frase fosse "RECIFE SE AGITA COM UMA CENTENA DE BANDAS E DE GRUPOS DE CINEMA E TEATRO" significaria que:
a) Há uma centena de bandas e uma centena de grupos de cinema e teatro, totalizando 200 atrações artísticas;
b) Existem algumas bandas e alguns grupos de cinema e teatro que, JUNTOS, constituem UMA CENTENA.
Pergunto também: o termo "Grupos de cinema e teatro" significa que existem grupos de cinema e também grupos de teatro? O certo não seria dizer: "Grupos de cinema e de teatro"?

5. Quando se diz "O Senai de São Paulo entrou na arena distribuindo uma ferramenta útil EM SESSENTA DE SUAS ESCOLAS E CENTROS DE TREINAMENTO", significa que há algumas escolas e alguns centros de treinamento que, juntos, totalizam 60? Ou Não?

6. Na frase "Os seus olhos SÓ vêem o que eles querem ver", significa que "você" apenas vê o que seus olhos querem ver e MAIS NADA?

7. Se a frase fosse: "SEUS OLHOS VÊEM O QUE ELES QUEREM VER"- Significa que você vê o que seus olhos querem ver e TAMBÉM existe a possibilidade de que eles vejam algo mais OU Significa que você apenas vê o que seus olhos querem ver e MAIS NADA?
Afinal, levando em conta essa frase (SEUS OLHOS VÊEM O QUE ELES QUEREM VER), existe a possibilidade de que seus olhos só vejam o que eles querem ver e mais nada?

Helder Matta 4K

Encontro-me a frequentar o curso de História.No manual dedicado à disciplina de Proto-História de Portugal, surgiram-me duas palavras para as quais não encontro significado. São elas «apotropaica» e «apotrópias». Gostaria de saber o seu significado, bem como a raiz lexical.