Se possível, gostaria de saber o significado de "normas". As normas sociais são as normas jurídicas? Obrigado.
Li há dias um título de jornal que dizia mais ou menos isto: «Comboio e máquina chocaram em Carregal do Sal.» A preposição está bem aplicada? A escolha de no ou em Carregal é meramente facultativa ou obedece a regras? Em Lisboa fica bem. Mas em Porto? Em Carregal? Em Barreiro? Em Amadora? Etc....
Deve utilizar-se a expressão: «o aluno exprime-se bem» ou «o aluno expressa-se bem»?
Desde já grata pela vossa atenção.
Estou fazendo uma pesquisa sobre algumas palavras do português arcaico e gostaria de saber se vocês podem me mandar algumas, dando as suas modificações de acordo com o português atual.
Obrigado pela atenção.
Qual a diferença entre "Comboio express" e ainda o "expresso" da rodoviária? Qual a sua origem etimológica? Será um francesismo?
O que se deve entender pela palavra expressamente, nomeadamente no contexto referido no título? De forma expressa, isto é, escrita ? Ou de forma clara? Ou ainda de forma exclusiva?
Caso seja esta a última acepção do legislador que escreveu a frase "Local expressamente destinado a fumadores" isto significará que os não-fumadores não sejam obrigados por qualquer forma a permanecer no referido local?
Apresento os meus melhores cumprimentos pedindo desculpa caso o assunto já tenha sido abordado solicitando neste caso a indicação do local da resposta.
Obrigado.
Agora que estamos na altura da Expo 98, surge-me uma dúvida quanto à sua grafia.
Deve-se escrever Expo'98 (sem espaço entre as palavras) ou pelo contrário será Expo '98 ( com espaço após Expo).
Já vi escrito das duas formas e gostaria de saber qual a mais correcta e porquê.
Grata pela atenção.
Estará correcto dizer «ansiogénico» para causador de ansiedade, ou dever-se-ia dizer «ansiógeno»?
Obrigada pela ajuda que me puderem dar.
Uma dúvida que tenho com um meu colega, acerca da palavra Arquimedes. Esse meu colega afirma que a palavra deve ler-se como Arquimédes (com acentuação no penúltimo e); desde sempre, soletro a palavra como Arquímedes (com acentuação no i). Qual a versão correcta?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações