Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Roberta Cazal Brasil 3K

Saudações...

Tenho uma dúvida em relação ao verbo "cuidar" sendo usado como "pensar". Constantemente tenho encontrado em literaturas portuguesas frases como esta: "Não cuide que não te amo". A minha dúvida é a seguinte essa aplicação do verbo cuidar é ainda utilizada nos dias atuais? Estranho é que só tenho encontrado essa aplicação em escritores portugueses, no Brasil, ela é usada?

Z.T. 11K

Gostaria de obter esclarecimentos a propósito dos plurais das palavras gravidez, rigidez e escassez. Eu tenho tendência de dizer gravidezas e rigidezas (estou correcto?), mas "escassezas" soa-me deveras estranho. "Escassezes" não me parece melhor.

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Jus Madrid, Espanha 6K

Gostava de saber se existe a palavra "tendencial" e, no caso de esta não existir, qual é o sentido que se atribui à mesma.

Aline Brandão Brasil 17K

   Meu nome é Aline, moro em Teresópolis, RJ, Brasil. Sou uma jovem e curiosa professora de Português. É pela segunda vez que envio minha pergunta, já que da primeira, não obtive resposta.
   Gostaria de saber o porquê de o novo acordo ortográfico querer abolir o trema.
   Aquei no Brasil ele serve de elemento de diferenciação entre palavras. Não daria confusão se o trema fosse tirado?
   Como saberíamos, na fase de alfabetização e também em fases posteriores, diferenciar entre "eloqüente" e "quiálteras", caso fossem palavras desconhecidas a primeira vista?
   Visto dessa forma, gostaria de saber o que há de positivo na reforma deste tema, pois eu ainda não consegui compreender tal eliminação. Curiosidade: o trema em Portugal é usado com a mesma função: a de diferenciar os grupos GU e QU, quando estes "Us" são semivogais? Ou há uma outra função para este sinalzinho quase que marginalizado?

Mário Neves 4K

Qual a palavra portuguesa usada para definir o local onde o mar encontra a areia, e que os espanhóis chamam de "orilha"?

Sandra Escutia Díaz estudante Ciudad de México, México 5K

Estoy estudiando portugués y tengo varias dudas, entre ellas las reglas para puralizar.

también quisiera saber si hay alguna dirección para realizar ejercicios de grámitica y sintaxis portuguesa.

Alexandre Gonçalves Portugal 7K

Deve-se escrever "habitua-lo-ão" ou "habituá-lo-ão"?

Armindo Gameiro professor Portugal 13K

Como se deve escrever correctamente: «alcolémia » ou «alcoolemia». É que nalguns livros de trânsito encontra-se alcolémia - teste de alcolémia. Mas como pode ser possível se o radical da palavra é álcool?

Anónimo São Paulo, Brasil 5K

Gostaria que me ajudassem a resolver a seguinte dúvida. Na frase:

"A pesquisa quer relacionar a dieta, através de análise nos alimentos consumidos, com o estado nutricional das pessoas."

o uso de "análise nos alimentos" é correto ou deveria ser substituído por "análise dos alimentos"? Quem analisa, faz análise "em alguma coisa" ou "de alguma coisa"?

José A. Fernandes Portugal 7K

Qual a origem das letras?