Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Débora Soares Brasil 1K

Por que as palavras latinas saphyru (safira) e smaragdu (esmeralda)são femininas em português?

Débora Soares Brasil 7K

Por que o verbo assistir é empregado como transitivo direto?

Débora Soares Brasil 6K

Por que as palavras cometa e planeta eram femininas no português medieval?

Ricardo Kurylski Portugal 14K

O verbo faltar é também transitivo indirecto. Portanto, dizemos «faltar à aula/ao exame, etc.

Substitua, por favor, "à aula" e "ao exame" pelos respectivos clíticos.

Solange Maria Cândido Souza Brasil 8K

Qual é a voz usada na oração: "A criança apanhou da mãe"?

A.P.Braga Lisboa, Portugal 2K

Na resposta intitulada "Locução verbal. outra vez". O dr. José Neves Henriques escreveu a seguinte frase: «A análise que preferi parece-me mais simples e um pouco mais concorde com o sentido da frase.»
Minha dúvida « mais concorde» ou «mais concordante»?
Obrigado.

K. van Eck Utreque, Holanda 3K

Como é que se pode traduzir a palavra 'record-label' para português? Será que se pode usar 'editora' também para uma companhia que edita discos?

Armindo Gameiro Professor Portugal 8K

Muito gostaria que me esclarecesse se na frase : « Chama-se avôs ou avós aos pais dos nossos pais », será correcto usar só «avôs» ou só «avós» ou ambas as palavras estão correctamente utilizadas?

É que, no livro do Prof. Mendes Silva, Português Língua Viva, é indicada a solução «avôs». Não me parece, contudo, correcto. Será erro das soluções ?

Marco António Tomaselli Brasil 95K

Gostaria de saber quando usar baixar e abaixar. Qual a diferença?

Obrigado.

A. P. Braga Lisboa, Portugal 7K

Para minha surpresa, li na última edicão da (excelente) revista brasileira, numa peça sobre mulheres infectadas pelo HIV, a palavra "soropositivo", quando em Portugal sempre li que é "seropositivo". Engano meu ou gralha da "Veja"?