Escrevendo um bilhete, surgiu a seguinte dúvida:
Nós combinamos em almoçar juntas.
Nós combinamos almoçar juntas.
Nós combinamos almoçarmos juntas.
Acredito que as duas primeiras frases estejam corretas, mas gostaria de que me ajudassem.
Como dividir a palavra "coercivo" para efeitos de translineação? "A priori" creio que será co-er-ci-vo. Na dúvida, uma vez mais solicito a vossa preciosa colaboração.
Como devo escrever correctamente: «Vimo-nos em ... para resolver aquela dificuldade». «Papos-de-aranha» ou «palpos-de-aranha», ou as duas formas?
Sempre ouvi dizer que em português, os vocábulos nunca têm mais de um acento... e no entanto "órgão", por exemplo, não respeita este pretenso limite. Gostaria de saber se se trata de uma excepção (e se assim for, que outras excepções existem) ou simplesmente de uma falsa regra.
Li num trabalho que estou a elaborar relacionado com mobiliário, a palavra ergonómico, cujo significado não encontrei em nenhum dicionário. Agradecia o envio breve do seu significado.
Poderiam esclarecer se há algum outro tipo de epêntese que não seja suarabácti/anaptixe.
Gostaria que me informassem se a palavra esferovite (como vulgarmente é chamada aquela substância branca que acompanha as caixas de aparelhos electrodomésticos) existe em língua portuguesa ou se é um estrangeirismo.
É que não aparece em nenhum dos meus dicionários nem nas enciclopédias que tenho.
Obrigado.
Estava eu a conversar com as minhas colegas de trabalho quando uma delas disse: "As fitas-colas..."
Bem, aqui começou a confusão!
A mim, este plural soa mal. Bem sei que o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas. Será que se aplica a mesma regra no caso de fita-cola e fica fitas-cola?!
Espero o vosso parecer na matéria.
Obrigada.
Gostaria de saber a etimologia do meu nome próprio. Tenho várias teorias que nunca pude comprovar. Na minha opinião, vem do inglês-americano Arlington e veio para Portugal Continental ou via Açores (emigrantes açoreanos) ou via Brasil.
O uso do nome é anterior ao sec. XIX?
Há um personagem de Camilo com este nome?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações