Gostaria que me elucidassem sobre o emprego dos adjectivos:pretigiada e prestigiosa.
Cumprimentos.
Assisti a um programa de televisão em que foi falado sobre a partícula expletiva ou de realce "É QUE". Foi dito, então, que ela é invariável e que estaria presente nas seguintes frases:
1) Eu É QUE fiz.
2) É nessas horas QUE a gente percebe.
Até aí tudo bem. Só que mais tarde me surgiram algumas dúvidas, quando afirmaram que estaria CORRETA a frase "FUI eu QUE fiz" e ERRADA a frase "É eu QUE fiz".
Eis as dúvidas:
1) Por que não existe a partícula "É QUE" na frase "É eu QUE fiz". Por que ela estaria errada? Por que não posso considerá-la como se fosse a frase "Eu É QUE fiz" com a ordem alterada?
2) Por que estaria errada uma frase do tipo "SÃO nessas horas QUE a gente percebe", uma vez que não o está a frase "FUI eu QUE fiz"?
3) Qual é a diferença entre as frases "FUI eu QUE fiz" e "É nessas horas QUE a gente percebe"? Por que numa está presente a partícula invariável "É QUE" e na outra não?
Já havia escrito, várias vezes, para o tal programa e até hoje não obtive resposta direta ou indiretamente. Felizmente descobri o CIBERDÚVIDAS. Agradeço pela atenção sempre certa a este serviço tão importante a todos que falamos a língua de Camões. E são uma boa quantidade de milhões.
Vi num livro do ensino primário (1.º ano), num exercício de construção de palavras a que faltavam algumas letras, a solução "pataco". Existe a pataca, moeda de Macau, penso que moribunda, mas o termo pataco não conheço. Poderiam esclarecer?
Obrigado.
Há vários tipos de tinta para a parede dentro da casa.
Em holandês, um deles se chama "latexverf", uma tinta (verf) baseada em água.
Penso que, neste caso, o látex é a substância emulsionante.
Qual é a palavra em português?
Só encontrei "tinta a emulsão" e "tinta acrílica", mas é possível que sejam diferentes.
Gostaria que esclarecessem a existência do termo acima indicado.
Ao ler o "Robinson Crusoe" de Daniel Defoe, deparei com o termo "acroque" . Procurei em vários dicionários e não consigo encontrar o vocábulo em questão.
Podiam explicar-me o seu significado?
Obrigado pela atenção.
Suponhamos que duas pessoas estejam lendo livros idênticos. Pode-se dizer que estas pessoas estão lendo o mesmo livro? Pode-se dizer que estão lendo os mesmos livros? Afinal, em consulta ao dicionário pude observar que um dos sentidos de "mesmo" é "igual", "idêntico". Essa regra se aplica a todos os outros objetos, tais como canetas (caso dois alunos estejam usando canetas idênticas), camisetas, etc?
Qual a maneira correcta de escrever o conceito matemático abaixo indicado. ASSÍNTOTA ou ASSIMPTOTA?
Cá vai então a definição: Uma recta r diz-se assintota/assimptota da curva C representativa d3 de uma função f, se a distância de qualquer ponto (x, f(x)) de C à recta tende para zero quando x tende para +00 ou x tende para -00 ou x tende para uma constante a, à «esquerda» ou à «direita».
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações