Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Nadson Souza Carvalho Brasil 8K

Qual o processo de formação das palavras pontapé, passatempo, clarabóia?

Márcio J. C. Coimbra funcionário público Rio Grande do Sul, Brasil 212K

Sei que os verbos "haver" e "fazer" indicando tempo são impessoais.

E quanto ao "passar"?

Vejam-se as frases:

1) Passaram muitos anos.

2) Passaram-se muitos anos.

3) Passou muitos anos.

4) Passou-se muitos anos.

Agradecia se me pudessem dizer quais das frases acima estão certas. Não sei se o verbo é pronominal, se há voz passiva e se "muitos anos" é sujeito ou se é objeto direto.

Afinal, "passar" é pessoal ou impessoal em frases deste tipo?

Carlos M. Costa de Almeida Médico Portugal 2K

Sou médico, e gostaria de saber se é linguisticamente possível empregar a expressão "circulação cardiópeta" (com o significado de "em direcção ao coração"), por paralelo com circulação centrípeta (em direcção ao centro). E "hepatopedal" (em direcção ao fígado), como muitas vezes se vê escrito?

Nadson Souza Brasil 7K

Qual(is) das 3 frases abaixo está (ão) corretas? Por quê?

I. É preciso que eles ANSEIEM por dias melhores para a felicidade ser uma realidade.

II. Assim que PROPOREM soluções sérias, não serão mais ridicularizados.

III. As pessoas que VÊEM como importante nossa presença na empresa serão as primeiras a receber o nosso convite.

José Romão Portugal 18K

Relativamente ao plural do substantivo composto "peixe-espada", devo lembrar também que a Gramática de Celso Cunha diz o seguinte: "a) também só o primeiro toma a forma de plural quando o segundo termo da composição é um substantivo que funciona como determinante específico...".

Não estará o termo "espada" a funcionar como determinante específico do primeiro elemento? Não esqueçamos que a referida gramática faz constar entre os exemplos para a referida alínea o composto "manga-espada".

Sendo assim, não seria mais correcto dizer "peixes-espada"?

Manuel M. Freitas Neto 14K

Eu queria saber, se escrevendo as palavras touro ou toiro, ouro ou oiro, se de ambas as maneiras estão bem escritas ou pelo contrário não.

Obrigado.

 

Márcio J. C. Coimbra funcionário público Rio Grande do Sul, Brasil 10K

Gostaria de saber se existe diferença no emprego do pretérito mais-que-perfeito simples e do composto do indicativo.

Vejam-se as frases:

1) "A aula já começara quando cheguei."

2) "A aula já tinha começado quando cheguei."

Será que haveria diferença, ainda que sutil, entre uma frase e outra? Existiria alguma situação em que tais pretéritos se diferenciariam no sentido da frase, em que este ou aquele sentido fosse exclusividade de um ou de outro?

Obrigado pela atenção.

Gabriela Henriques estudante, funcionário público Recife, PE, Brasil 18K

Gostaria de saber a forma correta de se falar e se escrever: "pedicure ou pedicura"?

Manuel Carlos Direitinho Portugal 5K

Devo dizer: "deixa aqui o guarda-chuva" ou "fica aqui o guarda-chuva".

Grato pela atenção.

Márcio J. C. Coimbra funcionário público Rio Grande do Sul, Brasil 16K

Vejam-se as frases:

1) Agora, neste momento, chove em Rio Grande.

2) O dia estava bom até uma hora atrás: nesse momento, começou a chover.

Pelo que sei, o "este" deve ser usado para o presente e o "esse" para o passado, o que impossibilitaria a troca de um pronome pelo outro nas frases acima, no que diz respeito a língua culta. Digam-me se isto estiver errado.

Mas minha dúvida maior é a seguinte:

Na frase "dois", seria possível substituir "nesse momento" por "NISTO" ou por "NISSO"? Ou será que ambos seriam aceitos? E o "neste momento", ele encontraria substituto no "NISTO" e no "NISSO"?

Obrigado pela atenção.