DÚVIDAS

Peixes-espadas, de novo

Relativamente ao plural do substantivo composto "peixe-espada", devo lembrar também que a Gramática de Celso Cunha diz o seguinte: "a) também só o primeiro toma a forma de plural quando o segundo termo da composição é um substantivo que funciona como determinante específico...".

Não estará o termo "espada" a funcionar como determinante específico do primeiro elemento? Não esqueçamos que a referida gramática faz constar entre os exemplos para a referida alínea o composto "manga-espada".

Sendo assim, não seria mais correcto dizer "peixes-espada"?

Resposta

Nem sempre é fácil dizer-se qual o plural de certas palavras compostas por justaposição. O «Dicionário Aurélio» menciona dois plurais: peixes-espadas e peixes-espada, assim como também peixes-reis e peixes-rei, peixes-rodas e peixes-roda, peixes-porcos e peixes-porco, etc.

Note-se que o referido dicionário menciona em primeiro lugar o plural dos dois elementos.

Prefiro o plural peixes-espadas pelo seguinte: o formato desse peixe é comprido, muito estreito e chato como uma espada - é uma espada animal. Sendo assim, cada peixe daqueles é uma espada; e cada espada daquelas é um peixe. Em conclusão: dois peixes daqueles são duas espadas; e duas espadas daquelas são dois peixes. Daqui a preferência por peixes-espadas. Cf. peixes-espadas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa