O que é mitocôndrias, fosfocreatina e glicogénio?
Qual a diferença entre a língua portuguesa do Brasil e a língua portuguesa de Portugal?
Imagino que a dúvida de Gisele Fitarelli não se refira ao modo do verbo, mas ao próprio verbo (ir ou vir). Por isso, uma nova resposta se faz necessária. Por mim, acho que se deva empregar " vir", uma vez que o falante faz referência a seu próprio aniversário, em que se supõe logicamente a sua presença. "Ao meu aniversário" seria, então, um adjunto adverbial de lugar virtual, equivalente a "aqui".
Obrigado.
Quando nos referimos a Deus, utilizamos frequentemente maiúsculas, não só quando utilizamos um substantivo próprio ou comum, mas também nos pronomes pessoais que Lhe fazem referência.
Porquê? Utilizamos Deus e não deus porque Deus é o nome próprio de Deus, ou simplesmente por respeito e temor?
Se for claro que o nome próprio de Deus não é Deus mas, digamos YHWH, como afirma o Catecismo da Igreja Católica, deveremos grafar Deus ou deus?
O hábito de utilizar maiúsculas quando falamos Dele, aplica-se só ao Deus judaico-cristão, ou a todas as outras divindades?
Se admitirmos que o nome de Deus é YHWH, devemos escrever assim mesmo com tudo em maiúsculas, ou Yhwh?
A linguística é laica?
PS: Perdoem-me a provocação da última questão. Creio que as questões que coloco são reais.
Mas, evidentemente, sempre se pode pôr um pouco de humor naquilo que se faz.
O adjectivo "multilingue" é invariável em termos de número ou tem um plural? Ou seja, "eles são multilingue" ou "eles são multilingues"?
Embora tenha uma noção e uma ideia muito clara e formada sobre o verdadeiro significado desta palavra relativamente nova na língua portuguesa, gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o que significa este termo.
Em Portugal a confusão e os erros de interpretação em torno do fenómeno "Desertificação" vão desde o cidadão comum, consumidor de televisão e jornais, até aos senhores deputados e ministros da República.
O que é então a desertificação?
Muito agradecia que me informassem como se designa em português o sinal ortográfico "".
Agradeço a resposta que deram, a qual confirma o que pensava.
Contudo, solicitava que fizessem a análise sintáctica da frase "Eles não fizeram o trabalho". Gostaria de conhecer a função sintáctica de "não" nessa frase.
Obrigada!
Estou procurando o significado e/ou o conceito da palavra "catexia". Ficaria muito agradecida se me ajudassem.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações