Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Márcio J. C. Coimbra funcionário público Rio Grande do Sul, Brasil 18K

Com isto de "particípio presente" deparei, a primeira vez, em um programa de televisão, em que brevemente se comentou "ser algo que no latim havia".

Uma outra vez, foi quando, estudando a gramática inglesa, meio que às cegas e às apalpadelas, lá pelas tantas me aparece: "present participle and gerund".

Dito isso, aí vão as dúvidas:

1) Se a língua portuguesa originou-se, entre outras coisas, da latina e nesta, dizem, havia o "particípio presente", então onde ele está, no português atual?

2) Aquele "present participle and gerund" encontrado na língua inglesa, tem algo que ver com o "particípio presente" da latina, se é que nesta isso existia mesmo?

3) Que paralelos eu poderia traçar entre as línguas portuguesa e inglesa, os quais me facilitassem o aprendizado desta última, especificamente no que tange ao "present participle"?

4) Afinal, se o "particípio presente" era realmente "algo que no latim havia", o que significava este "algo", o que seria o "particípio presente", no latim? O que seria o "particípio presente", no português? E o que seria o "present participle", no inglês?

Peço desculpas, se estou abusando demais do Ciberdúvidas, mas apesar de inúmeras cartas enviadas àquele programa, nunca me deram resposta. Por favor, respondam-me o que lhes for possível.

Muito obrigado.

Anónimo 34K

A palavra homem tem quantos fonemas?

Jaqueline de Medeiros Brand Brasil 77K

Qual forma correta de se iniciar a carta após o vocativo? No caso de dois pontos, letra maiúscula?

Ex.: «Caro Senhor:

Venho..»

No caso de vírgula, letra minúscula?

Ex.: «Caro Senhor,

venho...»

Em ambos os casos, a carta começa embaixo do vocativo ou embaixo do sinal? Pula-se uma linha ou não?

Muito Obrigada.

Raquel Caroso Professora de Matemática Portugal 16K

Sou professora de matemática, mas preocupo-me muito com a escrita, por vezes tenho dificuldades em escrever certas palavras ou conjugar alguns verbos, neste caso não sei qual a diferença entre "remir" ou "redimir".

Agradeço desde já a resposta.

Alan Silva Rio de Janeiro, Brasil 6K

Dúvida que surgiu com o esclarecimento de "biopsia" (pronuncie-se biopsía). Bom, se o Dicionário Aurélio registra a forma "biópsia", então a forma "biótipo", registrada por ele estaria certa?

Atenciosamente.

Paulo Branco Portugal 5K

A palavra 'neutral' existe na língua portuguesa? Ou seja, qual a diferença entre dizer neutro(a) e neutral? Neutral não será uma adaptação do termo inglês, com o mesmo significado?

Miriam Santos Friere 17K

Surgem muito frequentemente frases com a expressão "partir do princípio..." Qual é a forma mais correcta: "partir do princípio que" ou "partir do princípio de que"? Caso sejam possíveis as duas, concordam, de uma forma ou de outra, com um substantivo ou com uma forma verbal?

Obrigada.

David Rodrigues Portugal 4K

Como se deve dizer? Musicoterapia ou musicaterapia? Da mesma forma dançaterapia ou dançoterapia? E ainda: dramoterapia ou dramaterapia?

A. G. T. M. Lisboa, Portugal 9K

Na página de consulta do I.R.S. da Direcção Geral de Contribuições e Impostos, na Internet, escreve-se: "consulta à situação". Não seria preferível a forma "consulta da situação"?

Valdira Abreu M. Nina de Sá Professora Brasil 9K

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar quanto à origem, e para que serve o ponto no i.

Grata.