Na frase "Recebi mil escudos como pagamento" qual é a função sintáctica de "como pagamento"?
Ao ler a carta de Regina Coutinho, em 5/05, percebi que a dúvida sobre a diferença entre os termos "langue" e "parole" talvez não tenha ficado bem esclarecida. Lembro-me vagamente de que, em linguística, há uma relação com a Língua (langue), em sua acepção genérica, e a Língua (parole) falada.
Será isso mesmo?
Obrigada.
Sou professora de português e acompanho sempre seu magnífico trabalho na rede. Há algum tempo, li uma pergunta a respeito do emprego dos demonstrativos este/esse/isso/isto dentro do texto. Contudo a resposta pareceu-me pouco esclarecedora, por isso insisto no tema. Sei que usamos o este para o que se seguirá no texto, como:
Agradei-me destes filmes: Blade Runner, A vida é bela etc.
Se o fato foi citado anteriormente, usamos "esse(s)" como:
O pessoal foi assistir aos filmes "Blade Runner" e "Central do Brasil". Esses filmes tiveram uma grande bilheteria etc. etc.
Só usaremos o "este(s)" depois de uma citação quando for necessário destacar a qual elemento estou me referindo.Ex.:
O pessoal foi assistir aos filmes "Blade Runner" e "Central do Brasil". Este, inclusive, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Não sei se as minhas colocações estão corretas, mas foi assim que aprendi. No entanto, deparo-me constantemente com variações no uso desses pronomes. Será que a regra ( ou não há regra?) é essa mesma?
Muito obrigada pela atenção.
Agradeço o vosso cuidado e atenção "acerca" do "ratio" e do incorrecto "rácio".
Aproveito para solicitar outro esclarecimento: qual a actual forma correcta de grafar "acerca" - com ou sem acento, grave ou agudo?
Segundo julgo saber, antigamente palavras como estas escreviam-se com acento agudo ("àquele" por "a aquele", "àquilo" por "a aquilo"), mas depois creio que este acento passou a ser abolido (?).
Agradeço elucidação.
Grato.
Por que o verbo conter, na terceira pessoa do singular, possui acento <'> ele contém? Esse verbo não conjuga-se como o verbo ter?
Qual a grafia correcta?
Electroestimulação ou electro-estimulação?
Obrigado.
Como explicar o uso de conjunções coordenativas em orações reduzidas de gerúndio, como no exemplo seguinte?
"Susana tinha uma vida de dissipação, não recebendo, contudo, recriminação alguma de sua mãe."
A oração reduzida de gerúndio, no caso, deve ser analisada como oração adversativa? Mas as orações reduzidas de gerúndio não são sempre adverbiais?!
Gostaria de saber se, ao enumerarmos tópicos num texto, é obrigatório o uso de ponto e vírgula e letra minúscula? Exemplo:
Ordem do Dia:
I - Eleição dos membros;
II - assuntos gerais.
Ou pode ser assim?
Ordem do Dia:
I - Eleição dos membros.
II - Assuntos gerais.
Uma molécula contendo um único átomo de oxigénio diz-se 'monoxigenada', 'mono-oxigenada' ou 'monooxigenada'? À semelhança do sucedido com a palavra microrganismo, em que ocorreu a elisão de um 'o', diria que a forma mais correcta é a primeira. Em todo o caso gostaria de conhecer a vossa opinião.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações