Gostaria que vocês me enviassem o verbo orar conjugado no futuro do subjuntivo, pois tenho dúvida na segunda pessoa do singular.
Em informática, usa-se muito a palavra «padrão», mas nunca consegui entender porque é comum não se pluralizar a mesma. Tipo: «... retornar às opções-padrão... ».
No meio de tantas perguntas interessantes, gostaria que vocês respondessem à minha simples pergunta. Vou prestar vestibular no final do ano e não se sabe o que pode-se perguntar numa redação. Então gostaria que vocês me tirassem essa dúvida:
«E-mail», quando vai para o plural, leva ou não acento?
Grato pela atenção.
Gostaria de saber qual o pronome de tratamento adequado para dirigir um requerimento ao prefeito municipal? Se V. S.ª ou V. Ex.ª?
Sou estudante de Direito de Campinas.
Com relação à consulta de Walter A. dos Santos Jr., no Brasil, costuma-se usar ordinais até o nono, na numeração de artigos de lei, e ordinais daí por diante. Está certa, portanto, Emília Amaral.
Qual é, num contrato, a diferença entre cláusula e artigo?
Em que condições se usa -aria ou -eria nas palavras formadas: barbarismos? Neologismos: formação incorrecta das palavras. Ex. alfaiataria nunca poder ser alfaiateria?
Sufixos (dentro dos afixos)
Estabelecimento: papel, papelaria - livro, livraria
Qualidade: velhaca, velhacaria
Colecção: escada, escadaria
-aria = sufixo nominal:
Ajuntamento
Colecção
Abundância (casaria, infantaria)
Questão: quando é que uma palavra termina em -aria e quais a condições em que é mais correcto o uso de -eria??
Existe alguma regra para ensinar mais claramente os verbos irregulares da terceira conjugação? Estou fazendo um trabalho sobre este tema e não encontro uma informação que me convença.
Agradeceria uma ajuda ou uma bibliografia atualizada sobre o assunto.
Há um juiz que coloca em seus despachos a seguinte frase: Digam as partes dentro em dez dias. É certo escrever "dentro em"? Não é melhor dizer dentro de dez dias?
Ouvi há uns tempos alguém dizer que a diferença etimológica entre os nomes dos dias da semana em português (segunda-feira, terça-feira...) e noutras línguas europeias (lunes, martedi, woensdag) se deve a uma "ordem" papal que pretendia abolir as referências a divindades pagãs (a Lua em 'lunes' ou 'lundi', Marte em 'martedi' ou 'mandag', ou o Sol em 'sunday' ou 'sunnuntai'). Só Portugal é que obedeceu.
Esta historieta é verdadeira?
Se a resposta for afirmativa, quando foi que ocorreu essa mudança? Quais eram os anteriores nomes dos dias da semana em português arcaico ou em galaico-português?
Os nomes dos dias da semana em português (segunda-feira, terça-feira) têm alguma relação como os nomes dos dias da semana em grego ('deutera', 'triti',.., 'paraskevi'; desculpem as deficiências de transliteração)?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações