DÚVIDAS

Dias da semana – etimologia

Ouvi há uns tempos alguém dizer que a diferença etimológica entre os nomes dos dias da semana em português (segunda-feira, terça-feira...) e noutras línguas europeias (lunes, martedi, woensdag) se deve a uma "ordem" papal que pretendia abolir as referências a divindades pagãs (a Lua em 'lunes' ou 'lundi', Marte em 'martedi' ou 'mandag', ou o Sol em 'sunday' ou 'sunnuntai'). Só Portugal é que obedeceu.

Esta historieta é verdadeira?

Se a resposta for afirmativa, quando foi que ocorreu essa mudança? Quais eram os anteriores nomes dos dias da semana em português arcaico ou em galaico-português?

Os nomes dos dias da semana em português (segunda-feira, terça-feira) têm alguma relação como os nomes dos dias da semana em grego ('deutera', 'triti',.., 'paraskevi'; desculpem as deficiências de transliteração)?

Resposta

Não conhecemos estudo nenhum em que se afirme que os nomes dos dias da semana em português sejam devidos «a uma 'ordem' papal que pretendia abolir as referências a divindades pagãs».

1. O sistema enumerativo dos dias da semana não é específico do português: compreende-se: é lógico.

2. Os judeus também tinham o calendário enumerativo.

3. Os mouros também antigamente usaram o sistema enumerativo.

4. Não há nenhuma obediência de Portugal ao papa no que toca aos nomes dos dias da semana, porque eles já existiam antes da fundação de Portugal. E nem consta, repetimos, que o papa tivesse dado tal ordem.

Nunca nos constou que os nomes dos dias da semana em português poderiam ter origem no grego.

Cf. Por que razão não chamamos «primeira-feira» à segunda-feira? + A origem dos nomes da semana em português

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa