Origem do topónimo Airães
Será possível que o topónimo "Airães", no concelho de Felgueiras, seja um antroponímico de origem germânica?
Animaizinhos
Qual é o plural de animalzinho (animalzinhos ou animaizinhos)?
«Desdefinição» / «respondedor»
Está correcto dizer desdefinição (em vez de indefinição) e "a célula tem um mecanismo respondedor"?
Resumo/resenha
Gostaria de saber se existe uma estrutura fixa para confecção de resumos. Se houver, ficará mais fácil ensiná-la aos alunos.
Também gostaria de saber a diferença entre resumo e resenha.
Encaçapar
Existe o verbo encaçapar? E caso exista como é sua ortografia?
Exemplo : A bola em um jogo de sinuca é encaçapada.
«Sedizente»
Na primeira linha do quinto parágrafo do texto do site www.baguete.com.br/cristal/cristal2.asp, lê-se a palavra "sedizente". Procurei em vários dicionários (em átomos e em bits), e não encontrei tal palavra.No entanto, compreendo-a perfeitamente no contexto: sedizente = aquele que se diz; que diz de si mesmo; de quem se diz algo.Tal palavra existe em português? Se não, podemos usá-la como neologismo/galicismo/barbarismo?Obrigado.
Gramática de reescrita
Elabore uma gramática de reescrita que dê conta dos seguintes dados:
Uma moça bem alta disse que a criança era pobre.
Marta fará o trabalho independentemente da sua aprovação.
A casa estava enfeitada demais.
Ela está esperançosa de que uma chuva caia.
Uma cara muito sem graça apareceu na janela.
Paulo trabalha solidariamente com os colegas.
O filho do irmão do vizinho do amigo do João caiu.
Nós estamos cientes de que isso é mentira.
Dítono
Gostaria de saber o que significa a palavra ditono. Fui consultado por um senhor inglês, que está aprendendo português, sobre o significado dessa palavra, contudo, como nunca ouvi essa palavra, procurei e não encontrei.
Hemos passado
É correcto dizer-se em português "hemos passado, hemos trabalhado, etc..., ou seja, formar um tempo composto com esta forma verbal? Pessoalmente, parece-me uma forma espanhola aportuguesada, mas posso estar enganada. Li-o num romance de um autor português!
Obrigada.
Certificar-se de que + modo verbal
"Certificar-se que o painel esteja seguro": Está correcto ou é obrigatório dizer certificar-se de que?
Ainda em relação a esta frase, quando se diz "certificar-se que" (caso esteja correcto) deve usar-se o modo conjuntivo ou é necessário utilizar o modo indicativo?
