A expressão "Vamos indo" na frase "Vamos indo enquanto eles conversam." está correcta?
Afirmaram-me que é incorrecto dizer-se "tenho saudades de ti" e que o correcto seria "saudades tuas". Embora ache correctas tanto uma como a outra fórmula, gostava de ter um esclarecimento vosso sobre o assunto.
Já agora, como se explica a diferença entre as duas formulações?
Muito obrigada.
Há alguma razão para que o nome próprio Claudia seja acentuado com sinal gráfico no primeiro "a"? Se assim for perde-se o ditongo, mas, curiosamente, há ditongo na fonia, ou não há?
Obrigado.
Gostaria de saber qual destas palavras está correcta para designar uma pessoa que sofre de anorexia, anoréxica ou anorética.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Procurei o significado de inapenhabilidade (v. ementa infratranscrita) e não encontrei.
Podem me ajudar?
Obrigada.
1028904 – 1. PENHOR. PENHORA. DISTINÇÃO. 2. EMBARGOS DE TERCEIRO. BEM.
IMPENHORABILIDADE. PENHOR. POSSIBILIDADE. – PENHOR – BEM IMPENHORÁVEL – VALIDADE DA GARANTIA. Não se confundem os conceitos de impenhorabilidade e de inapenhabilidade. O bem impenhorável pode ser dado em garantia. (TARS – AC 196.004.055 – 4ª CCiv. – Rel. Juiz Márcio Oliveira Puggina – J. 11.04.1996)
Gostaria de saber qual a maneira correta/correcta de escrever:
Hidro-sanitário ou hidrossanitário?
Quais os países que falam português?
Por favor cite algumas diferenças entre os diferentes dialetos / dialectos.
Na p. 78 da Gramática do Português Contemporâneo, de Cunha e Cintra (Estrutura das palavras.- Radical), leio: «Ao que chamámos até agora 'morfema lexical' dá-se tradicionalmente o nome de 'radical'.»
Acho eu, porém, que «radical» e «morfema lexical» são nomes cuja origem está em distintas tradições gramaticais e também nomes de unidades distintas:
Em «vou» e «ides» do verbo «ir» encontramos o mesmo morfema lexical (a ideia de movimento) mas o radical é distinto (lat. vado...; lat. eo...).
Estou errado?
Como se deverá colocar o verbo nas seguintes frases:
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações