DÚVIDAS

Identificação do tema e/ou assunto

Analisando os textos abaixo, gostaria de saber se a minha análise quanto a identificação do tema, da idéia principal, estruturação do texto e de parágrafo foram feitas corretamente.

Texto 01

"A juventude não é uma fase da vida.

É formato, a fisionomia do coração.

Criatividade superior, intenção vigorosa, paixão ardente,

O coração audaz que repele a covardia,

O espírito aventureiro que abandonou o fácio essa disposição espiritual que se

chama juventude".

(Samuel Ullman)

Texto 02

A vida é feita de ciclos, e esse de fases, uma, senão, a mais importante, é aquela na qual se abandona o "colo" dos pais e se começa a andar com os próprios pés.

Essa fase está compreendida entre os dez e os vinte anos de idade, aproximadamente. Nesse período a curiosidade é mais aguçada, então, o novo, o desconhecido sempre chama a atenção. É a fase das descobertas; das primeiras decepções, de ordem amorosa ou não, o "abandono" da ingenuidade infantil e o começo da malícia, mais comum aos adultos.

A vontade de sair e conquista do próprio espaço, no mundo, é comum a quase todos os jovens. Alguns com o espírito mais aventureiro, separam apenas alguns pertences, colocam dentro de suas mochilas e partem em busca dessas conquistas.

A formação familiar, nesse momento, assume papel de grande importância para esses jovens, pois, será ela quem dará a base do sucesso ou insucesso desses. No momento em que há a ruptura dos laços fraternais, ou seja, o jovem deixa o aconchego do lar e vai em busca de seus objetivos, ele automaticamente se colocará na mira dos problemas que assolam a sociedade, tais como; a violência, a fome, drogas, bebidas, dentre outros. Só um caráter bem formado passará imune à essas tentações.

Esse momento mágico, na vida de cada um, precisa ser vivido de forma intensa e com responsabilidade, porque só o fazer bem feito é que dignifica o ser.

Texto 01

Tema: A Juventude

Idéia principal: A juventude não é uma fase, mas, um estado de espírito.

Texto 02

Tema: A Juventude

Idéia principal: As fases, da fase mais maravilhosa na vida de cada ser humano.

Gostaria de saber, também, se há divergência entre tema e assunto? Pois, para mim são palavras sinônimas.

Desde já agradeço e fico no aguardo de sua resposta.

Resposta

Não devo responder a esta consulta, porque o assunto não é de Língua Portuguesa, mas sim de literatura.

Esta matéria não pertence ao âmbito do Ciberdúvidas, o qual se ocupa somente da Língua Portuguesa.

Direi, no entanto, que concordo com o que diz acerca do texto 01 e 02, embora outras observações se possam fazer.

Vamos agora ao tema e ao assunto.

Verdadeiramente, não são palavras sinónimas:

  1. Tema provém do latim "thema", tema, proposição, argumento, matéria, tese. E este provém do grego "théma", proposição, isto é, aquilo que se propõe; tema de desenvolvimento oratório; ideia que se desenvolve.
    O tema significa, pois, a ideia central duma obra literária, como por exemplo o amor, a saudade, etc.
    Como sabemos, o tema pode-se referir a oratória. Neste caso, designa o tópico central em torno do qual o discurso está organizado.
    Pode-se referir à prosa de ficção. Neste caso, designa a ideia principal e/ou secundária que se pode abstrair dum conto, duma novela, dum romance ou duma peça de teatro.

  2. Assunto provém do latim "assumptu(m)", particípio passado do verbo "assumere", tomar, receber para si; juntar, aplicar; praticar.
    O assunto é a sequência de acontecimentos «que vive em tradição própria, alheia à obra literária e vai influenciar o conteúdo dela», como diz Wolfgang Kayser em «Análise e Interpretação da Obra Literária».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa