Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Pedro Rocha Portugal 3K

Os membros da minha família originária da Figueira da Foz eram chamados de "especiones". Poderão informar-me do significado e origem etimológica da palavra?

Muito agradecido.

Arnaldo 10K
   Quando é que sei se uma palavra é determinante ou pronome?

Leandro J. Ferreira Brasil 9K

Quais dos meios de que dispomos para o conhecimento do latim vulgar?

A. Mendes da Costa Bruxelas, Bélgica 4K

Como achega à Pergunta/Resposta publicada em 14.03.2000 permito-me referir que a utilização na alimentação humana dos frutos imaturos da "Cucurbita pepo" ("courge à courgettes" - FR; "botelha" ou "abóbora porqueira" - PT) é tradicional nalgumas regiões do nosso país, nomeadamente na Beira Baixa. Nesta região as "courgettes", normalmente consumidas guisadas, têm um nome: "botelho" (que não é o masculino de "botelha" mas uma forma estável e autónoma de diminutivo, como em "janela/janelo" ou "ribeira/ribeiro").

No Brasil utiliza-se o termo "abobrinha", não apenas para os frutos da "Cucurbita pepo" (a espécie mais cultivada) e que são especificamente designados por "abobrinhas de moita" ou "de tronco", mas igualmente para os frutos de uma outra espécie utilizada para o mesmo efeito: "Cucurbita moschata" (cf. Enciclopédia Mirador Internacional, São Paulo, 1990, p. 5854).

Ana Gusmão Brasil 11K

Sobre a conjunção "enquanto", em frases como: "Eu, enquanto professor...", e outras. Soa-me muito estranha, mas como está sendo muito usada por professores, mestrandos, inclusive de Língua Portuguesa, gostaria de uma explicação.

Agradeço.

Juliana Fernandes Santos Souza Brasil 7K

Qual o motivo das constantes modificações da língua escrita?

Porque algumas de suas regras estão interligadas (análise morfológica com a análise sintática)?

Apesar da língua portuguesa ter sofrido e sofrer até hoje influências de outras línguas estrangeiras qual sua maior característica?

Se você fosse julgar a língua portuguesa você a consideraria objeto de uso ou ré influenciada?

Marco Polo T. Dutra P. Silva Brasil 7K

Sabemos que o português evoluiu do galego, que é um romance derivado da latinização de um povo celta ou protocelta (os lusitanos, por exemplo. E este, da celtização de um povo aparentado dos vascos que por lá habitava).

Onde podemos estudar um pouco mais este período linguístico? Há estudos sobre a toponímia portuguesa e galega? Há citações romanas dessa língua?

Fred Lessing Portugal 6K

O verificador gramatical referido destina-se aos produtos da Microsoft. O que se tencionava era que a ferramenta (grammar checker para o Office) conseguisse verificar a gramática tanto nos documentos em português como nos documentos em brasileiro. Ou seja: Tanto "está a vestir-se" como "está se vestindo" seriam correctos. A questão é: haverá, de facto, estruturas sintácticas usadas em brasileiro que constituam erro em português?

Eduardo Portugal 18K

Como classificar a palavra Patrícia quanto à acentuação?

Jane EUA 4K

Deve vir do inglês. Temos a expressão "skeletons in the closet" que são segredos pessoais. Se entrar na política e tiver "skeletons in the closet", com certeza vão ser descobertos pelo lado da oposição.