Luísa, outra vez - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Luísa, outra vez

Gostaria de saber como se escreve o nome Luiza corretamente. Quero saber se pode ter ou não acento e se o z é tolerável.

Michelle Guedes Brasil 15K

O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado só regista Luísa (com s e com o í acentuado), referindo que vem do francês Louise. Também o «Vocabulário da Língua Portuguesa» de Rebelo Gonçalves apenas regista Luísa.

O Dicionário de Questões Vernáculas de Napoleão Mendes de Almeida (brasileiro) diz, em relação a Luís, o seguinte: «Com s é a grafia correcta deste nome de origem alemã; veio-nos pelo francês Louis». No entanto, o mesmo dicionário, na entrada Nome próprio antroponímico, considera ainda: «Para a salvaguarda de direitos individuais, a grafia de nomes próprios personativos, quando escritos pelo próprio portador, deve ser a original, constante no registro civil. Nos próprios estabelecimentos oficiais de ensino tem um Rui ou um Luís liberdade e direito de assinar suas provas com y ou com z, se com estas letras tiverem sido escritos seus nomes no registro civil, sem que ninguém os possa obrigar a fazê-lo com i ou com s. O que o portador do nome não pode é exigir que todos, indiscriminadamente, procedam de igual modo (…).»

Carlos Marinheiro