Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
João Félix Portugal 12K

Qual a origem do nome Elsa?

Álvaro Oliveira 4K

Existe o verbo escolarizar?

A. Guedes Teixeira Lisboa, Portugal 8K

Memorandum e memorando – agradecia o esclarecimento sobre a equivalência destas palavras. Memorial poderá substituí-las?

P.I. Brasil 22K

Resposta absconsa a deste 28/fev. sobre casal/casa.

Vamos a uma pergunta bem direta e, com isso, a uma resposta clara e racional:

Casa / casamento / casal: qual é o grau de parentesco?

Obrigado pela objetividade.

Fátima J. Faria Portugal 10K

No estudo da dêixis espacial, várias foram as dúvidas que me ocorreram sobretudo no âmbito do emprego dos deícticos "cá" e "lá" que, ao que parece, podem deixar de referir um lugar. Agradecia, portanto, que me esclarecessem quanto a esse aspecto e à dêixis espacial em geral.

Obrigado.

Gabriela 19K

Quem falava o Latim?

De que forma essa língua foi introduzida na Península Ibérica?

Que outras influências essa língua recebeu?

O que é romanço?

O que são línguas "neolatinas"?

O que é dialeto?

Qual a função da gramática?

O que é linguagem, língua e fala?

Luís Miguel Sequeira Portugal 7K

Que significa exactamente a palavra "barosa"? (não confundir com "barrosa" ou "barbosa") Procurei o significado da mesma nalguns dicionários mas lamentavelmente não consegui encontrar em lado nenhum.

Trata-se de um arcaismo? De um regionalismo? Ou simplesmente de uma deturpação? Se fosse possível usar uma frase em que surja esta palavra, para a situar no contexto, ficava-vos muito grato!

Fidel Picos Espanha 27K

Gostaria de saber a etimologia do nome Portugal, e se está relacionado om os nomes de Porto e Gaia.

Muito obrigado.

Fred Lessing Portugal 5K

Pertenço a uma empresa de software internacional, e colocaram-me a pergunta se a nossa empresa pode criar uma ferramenta de verificação gramatical que abrangesse simultaneamente o português europeu e o português do Brasil. A minha pergunta é: alguém sabe de diferenças sintácticas que impossibilitem tal verificação? Todas as diferenças que conheço baseiam-se unicamente em estruturas gramaticais que existem em ambas as "línguas", só que são usadas de forma diferente...

A minha função é recomendar à minha empresa se devem criar ferramentas individuais para cada "língua", ou se basta uma para as duas.

Igor Ravasco 27K

Gostaria de saber por que em algumas palavras a letra s (após a letra n) é pronunciada como consoante surda, ex.: cansado; e em outras é uma consoante sonora, ex.: transação.