DÚVIDAS

Panapaná: bando de borboletas
Ao consultar o 'site', vi que sobre a pergunta "qual é o coletivo de borboleta?" a resposta foi que vocês não encontraram em lugar nenhum, mas que "borboletada" seria o mais usual. Não sei se há alguma diferença particular, porque sou brasileira, mas consultei o Dicionário Aurélio (nosso mais famoso dicionário) para confirmar uma palavra que imaginava ser a certa, e realmente encontrei "panapaná – bando de borboletas". Vocês não fazem o registro dessa palavra? Obrigada pela atenção.
«e» rizotónico de fechar e chegar
No caso do verbo 'fechar', a última vogal do radical, 'e', quando tónica nas formas rizotónicas, é articulada [ ], isto é, um 'e' aberto. Entretanto, quanto ao verbo 'chegar', a vogal é pronunciada [e], um 'e' fechado, quando nela recai o acento. A minha pergunta é: qual será a pronúncia da úlltima vogal do radical dos seguintes verbos, nas formas rizotónicas. Por outras palavras, seguem o exemplo do verbo fechar ou do verbo chegar? Abarregar, agregar, borregar, desarrenegar, empegar, empregar, entrerregar, pespegar, petegar, recarregar, reempregar, sonegar, trafegar.
"Buffer"
Utilizo frequentemente nos artigos que escrevo os termos "buffer" e "online". Estou de acordo que os profissionais da diversas áreas técnicas e científicas devem igualmente esforçar-se na defesa da nossa língua, o que faço sempre. Peço, no entanto, o vosso apoio nestes termos para os quais encontro alguma dificuldade em encontrar os seus congéneres em Português (além de não existirem no dicionário da Porto Editora). "Buffer" representa uma área que rodeia um ponto de amostragem ("buffer" de 250 m = zona circundante a um ponto de amostragem com uma área de 250 m). "Online" dispensa qualquer explicação.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa