Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Tajuro Brasil 15K
Submetê-lo tem acento?
Marcelis Morais EUA 22K

Como devo escrever por extenso números entre mil e mil e cem? Por exemplo: 1022: mil e vinte e dois ou mil vinte e dois?

Anderson Rocha Brasil 22K

Gostaria de saber porque se escreve em textos de lei "parágrafo único" obrigatoriamente por extenso, mas se escreve § 1.º, § 2.º, § 5.º, etc. utilizando o símbolo do parágrado, e não escrevendo a palavra "parágrafo" por extenso. Por algum motivo ou alguma regra que gostaria de saber, não se pode escrever § único, com o símbolo, nem parágrafo 1.º, com parágrafo por extenso, que está errado. Porque está errado? Que regra é esta? quem me ajuda? Obrigado!!!!

Bohuslav 12K

Sou estrangeiro e já há mais de cinco anos que estudo português. Sempre encontro dificuldade em usar o artigo definido. Mesmo nos casos mais simples (como gosto de{o} café) tenho essa dúvida. Poder-me-iam responder quando é que tenho de usar o artigo e quando o posso omitir?

Gioconda Simões de Abreu Portugal 6K

Conheço uma pessoa do Norte de Portugal (Bragança) que utiliza a palavra acima indicada com o significado de insignificante, imprestável.

A forma será correcta?

Qual a origem?

(...)

Márcio Vaz Brasil 37K

Gostaria de saber se a palavra faraó tem feminino. Se tiver qual é?

Obrigado pela atenção e parabéns pelo "site", o qual já está incluído nos meus favoritos.

Carla Palhares Tradutora Portugal 68K

Há algumas semanas ouvi dizer que a expressão «de acordo com» apenas podia ser utilizada com o significado de concordância (Eu estou de acordo contigo), mas nunca no seguinte caso: «De acordo com fulano de tal, foi isto que aconteceu».

Agradecia que me esclarecessem. Obrigada.

Edgar da Cunha 6K

Gostaria de saber se a seguinte frase está correta: "Somos chamados a sermos patriotas".

Como também gostaria de saber a diferença entre ser chamado a e ser chamado para.

Obrigado.

Carlos Coutinho Portugal 11K

Em português diz-se comprometimento ou compromisso?

Odair António Zanoti 10K
Gostaria de saber se é correto o emprego da expressão "que nem" com o sentido de comparação, equivalente ao termo "como". V.g.: Fulano é forte "que nem" (como) um touro.