Qual seria a pronúncia neutral brasileira? Eu acho a pronúncia capixaba a mais neutral.
Eles dizem que têm pouco sotaque. E é verdade. Quando o capixaba fala ninguém pode dizer que é capixaba. Eu tenho muitos amigos capixabas (um deles é a poetisa Elisa Lucinda) e gosto muito do jeito de eles falarem. Eles puxam o r como os cariocas, os baianos e os recifenses, mas não usam muito xis (como cariocas, por exemplo). Quando o carioca vai a São Paulo todo o mundo ri. Quando o paulistano vai ao Rio todo o mundo ri. Quando o mineiro vai a essas cidades todo o mundo ri. Mas, o capixaba pode andar pelo Brasil inteiro sem ninguém rir do sotaque dele.
Concordam?
Obrigado.
Sou estudante de doutoramento na Universidade de Estocolmo e a minha pergunta é muito simples: existe uma tradução para português da palavra inglesa "backpacker"?
Em que grau está o adjectivo "principais" na frase: "Um dos principais bandos armados do país...". Se por um lado é superlativo, por outro é comparativo porque compara o bando referido com outros do mesmo teor.
Obrigado por todas as dúvidas que os senhores já tiraram. Eu gostaria que me tirassem mais uma. Estão certas as seguintes orações e seus significados?
Discordo da leitora Vânia Rall Daró Bacharel em Direito Bauru - São Paulo Brasil e da resposta dada por Ciberdúvidas à pergunta da consulente. O professor Cegalla em seu Dicionário de Dificuldades de Língua Portuguesa, verbete "se acaso", discorda da construção "se caso". A retificação seria uma questão de justiça.
Gostava de saber qual é de facto a expressão correcta para dizermos a alguém que estimamos a sua chegada.
Já vi de todas as formas (benvindo, bem vindo, bem-vindo) e toda a gente diz de uma forma diferente. Inclusive os dicionários não são esclarecedores neste campo.
A opinião que tenho é que a expressão correcta é bem-vindo, mas recentemente, num comunicado utilizei bem-vindo e um coro de protestos chegou a indicar que estava a cometer um horrível atropelo.
Por favor, agradecia que me ajudassem neste assunto.
Foi com grande alegria que descobri ontem esta esplêndida página. Sou brasileira e vivo atualmente em Madrid.
Sempre tenho dúvidas quando tenho que empregar expressões condicionais, como por exemplo em:
Muitíssimo obrigada.
Preciso de uma orientação sobre um trabalho onde devo registrar em rótulos, grifes, publicidade, propaganda, calçados, alimentação, produtos de limpeza a presença de figuras e vícios de linguagem. Dentro deste contexto preciso fazer uma dramatização e também uma crítica alusiva a essa invasão.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações