DÚVIDAS

Motor a gasolina, outra vez
Vi a resposta anterior, sei que os portugueses não usam a crase para este caso, mas talvez este seja um caso de diferença entre o português falado no Brasil e em Portugal. O autor Luiz Antonio Sacconi, brasileiro, escreve em duas de suas obras: Gramática Essencial da Língua Portuguesa e Não Erre Mais: "Acentua-se o a que principia locuções com palavra feminina. Exemplos: carro à gasolina, estudar à noite ....". Também assim aprendi na escola, estariam meus professores e o consagrado autor enganados? Sacconi acrescenta que este é um "daqueles" caso para o qual a regra de substituir pelo "ao" não se aplica.
Pescoço
Qual a origem da palavra "pescoço" e qual seria a explicação para seu uso em português, quando as demais línguas latinas usam termos relacionados à palavra "colo"? Interessante é notar que usamos (pelo menos no Brasil!) colar , coleira, colarinho, etc., mas a parte do corpo correspondente para nós é sempre "pescoço". Já "colo" corresponde ao que se entende nas frases "pegar no colo" , "criança de colo", etc.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa