Por favor podem indicar-me a origem da expressão "estou-me nas tintas".
Muito obrigado.
Com frequência, muitos médicos, e referindo-se ao valor de certas análises que prognosticam determinada doença, falam e penso que incorrectamente, em valor preditivo. Pode-se usar valor preditor de ...? Já li o que há no V. sítio sobre o assunto, mas acho útil uma resposta mais afirmativa (se possível).
Tenho visto, em alguns sítios, escrita a palavra "descança", como, por exemplo, no rótulo de um disco de Sérgio Godinho: "Descança a cabeça...". Será correcta, esta palavra? Será uma corruptela da palavra "descansa", forma da 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "descansar"? Qual é a forma que deve ser utilizada?
Qual o termo mais correcto: "Eu entretive-me" ou "eu entreti-me"?
Gostaria de saber se há alguma regra na formação dos adjectivos étnicos dada a variedade de sufixos que parecem concorrer na sua formação? Na resposta à carta "Polaco e polonês" falam de "formação tradicional de adjectivos pátrios na língua" (3.5.2000).
Há alguma bibliografia que me possam indicar sobre o assunto? Obrigada.
Na Croácia foi, recentemente, inaugurada a Associação Croata-Brasileira. Sempre tinha achado este nome um pouco esquisito. Pois, a mim, soa-me melhor dizer a Associação Brasileiro-Croata.
Na sua resposta a uma consulente o senhor F. V. P. da Fonseca escreveu:
Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), regista belgo-holandês e belgo-luxemburguês, e manda comparar com afro-português. Tais termos com o elemento belga- não aparecem nesta obra ímpar.
A minha pergunta é a seguinte:
Deve-se dizer Associação Croata-Brasileira ou Associação Croato-Brasileira?
Porque é que em português se diz: belga, contra, croata enquanto em italiano encontramos: belga, contro, croato?
Obrigado.
Sinto dificuldade em encontrar antónimos para duas palavras. Possivelmente, nem todas as palavras têm que ter antónimos, mas... Que antónimos me apresentariam / aconselhariam para: persistente e perseverante?
Hoje em dia?
Agradecia um esclarecimento sobre a correcção (?) da referida expressão.
Muito obrigado.
O que eu queria perguntar é quando nós podemos saber se devemos usar "c" ou "ss", "nç" ou "ns", "pre" ou "per", sem termos obrigatoriamente de decorar o prontuário.
Eu tenho um tic que é o de dizer "Por causa que..." em vez de "Porque..." Qual é o problema disto? Tenho também outro tic que é o de escrever como digo as coisas, mas os professores não gostam; a questão é, porquê?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações