Como se diria:
"seja lá quais forem as dificuldades encontradas"
ou
"sejam lá quais forem as dificuldades encontradas"?
Me parece que aqui "seja" não é o conjuntivo do verbo "ser" mas uma conjunção concessiva com o sentido de "indiferentemente às....", "sem levar em conta as..."
(aliás, Almeida, em sua Gramática Metódica da Língua Portuguesa, registra "seja que" como conjunção concessiva – embora cale-se sobre a forma "seja lá").
Sou tradutora e preciso de saber o que significa essa expressão de direito.
Gostaria de saber se na nossa língua existe uma palavra para o "ato de descida em cordas".
Na língua inglesa a palavra é "abseil" e em alemão é "abseilen", porém não encontrei palavra em nossa língua.
Popularmente no Brasil e em alguns outros países esta prática é conhecida como "rappel", porém tecnicamente sei que este não é um termo apropriado.
Existiria uma palavra para esta atividade ou poderia ser criada (?) uma nova palavra?
Agradeço antecipadamente sua atenção,
Quando se assina por outrem...
A saber:
P´la Presidente do C. Executivo
_______________________
nome da Presidente
(assina) nome "x"
O nome da presidente, que não assinou, pode constar no ofício?
Obrigado.
Como fazer uma carta de candidatura para uma bolsa de estudo?
Uma das comédias de Shakespeare recebeu o título «Measure for Measure».
Alguns estudiosos da peça interpretam tal título como forma de traduzir aquilo que na peça pode ser visto como processos de retaliação por parte de algumas personagens sobre outras.
A maioria das traduções para a língua portuguesa têm optado por uma abordagem literal, o que tem dado como resultado o título «Medida por Medida». Apenas Luís Francisco Rebelo lhe chamou «Dente por Dente».
Em nenhuma fonte de informação encontrei a expressão «medida por medida», e muito menos que ela veicule o referido sentido de retaliação. Por isso me dirijo ao Ciberdúvidas para perguntar se haverá alguma fonte de informação que registe a expressão «medida por medida» e lhe atribua esse sentido: o sentido de vingança/retaliação.
Antecipadamente grato.
Sou estudante do 1.º ano de educação e intervenção comunitária e preciso de informação acerca do que é o texto prescritivo para realizar um trabalho.
Dado ser um modelo de texto muito recente, não consigo encontrar uma definição exacta do que é e para que serve.
Gostaria de saber se se deve dizer «para além disso» ou «para além isso». Disseram-me que seria a segunda forma a estar correcta e como me parece desprovida de lógica resolvi recorrer ao vosso serviço. Muto obrigado por qualquer esclarecimento.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações