Alguém me pode esclarecer acerca da origem desta expressão: "passar uma noite em branco"?
Será correcta a utilização do termo quadrante para qualquer direcção da rosa-dos-ventos? Não se referirá o termo quadrante apenas aos 4 pontos cardeais (Norte, Sul, Este e Oeste), não se aplicando correctamente aos restantes pontos? (colaterais e sub-colaterais)
Se compararmos a gramática tradicional com a gramática escolar é possível perceber alguma diferença em relação às definições das classes de palavras? Mais especificamente, a definição do advérbio e das conjunções? E em que critério se baseiam as definições dessas classes?
Dada a minha inquietação, gostaria que me dissessem quais são as palavras que atraem o pronome para trás do verbo.
Ex.: Camões foi condenado ao exílio.
Nesta oração, qual o valor sintáctico de "ao exílio"?
Gostaria de saber se está correta a pontuação das frases:
Ele, sim, chega sempre na hora. Ela, não, está sempre atrasada.
Foi ele, sim, que fez isso.
Não foi ele, não, que nos procurou.
Obrigada.
Há placas turísticas em que o nome de lugares, como por exemplo: moinhos da rocha, centro de saúde, etc., aparece grafadas com minúsculas.
Será correcta essa grafia ou pelo contrário deverão ser grafadas com maiúsculas?
Em uma prova escrevi a expressão "critério desigualador" e fui ridicularizada pela professora, por usar um termo absurdo.
Isto é verdade? É tão absurdo assim? Me pareceu tão próprio para explanar minhas idéias na ocasião.
Tenho encontrado escrito a palavra xaile sem o i. É correcto?
A frase "Pais, isto lhes interessa" está correta?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações