Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Abel Coelho Portugal 7K

Na expressão citada em título é aceitável admitir que "velha" é substantivo e "alcoviteira" o adjectivo? Isto é, é uma velha que tem a particularidade de ser alcoviteira ou uma alcoviteira que tem a particularidade de ser velha, atendendo a que aqui "velha" pode não traduzir a idade?

Rodrigo Cardoso Brasil 109K

Por que os substantivos foram classificados em comuns, próprios, concretos, abstratos e coletivos?

Sandra Machado 18K

Quando nos referimos às 12 horas, deveremos mencionar a.m. ou p.m.?

Lúcia Parreira Portugal 21K

Gostaria que me explicassem como se consegue classificar correctamente as palavras em relação à sua acentuação: como distinguir uma palavra grave de uma aguda?

Lucia Cooper ReinoUnido 4K

Na frase: Alguns estudiosos acreditam que pinturas rupestres "sejam" (ou "são"?) mais antigas. O texto onde encontrei esta frase usa o subjuntivo (ou conjuntivo); isto é porque o que está precedido do indefinido alguns? O verbo acreditar pede mesmo o conjuntivo?

Maria Ester Canada Portugal 13K

Mais uma vez solicito a vossa melhor atenção para esta dúvida: qual a diferença entre carta de curso e diploma? Mais uma vez muito obrigada e os meus cumprimentos.

Nuno Abrantes Portugal 3K

Clubes automóveis ou clubes automóvel?

Gostaria que me informassem qual destas expressões está correcta ou se, eventualmente, se deve utilizar a forma clubes de automóveis.

Christian Porcar Bataller Portugal 7K

Parece que existe certa vacilação no que diz respeito ao uso do nome desta vila portuguesa. Encontrei textos em que aparece com artigo definido em contextos como "Concelho da Azambuja", "Junta de Freguesia da Azambuja", "na Azamjuja", etc., mas também encontrei textos em que aparece sem artigo, exactamente nos mesmos contextos indicados. O nome desta vila é, para além de um substantivo próprio, um substantivo comum (= oliveira brava), o que levaria a pensar que deve ser usado com artigo definido. Contudo, é sabido que existem excepções a essa regra, como Albufeira, Braga, Faro, Pombal, etc., usados sempre sem artigo definido. Aliás, em "Viagens na Minha Terra", Almeida Garret utiliza o artigo na expressao "pinhal da Azambuja". Qual seria a forma correcta ou gramaticalmente aceitável? Será que são aceitáveis ambas?

Felipe Velloso Govoni Estudante Brasil 10K

Bom, eu gostaria de saber se a palavra "Samuel" é hiáto ou não.

Pois na sala de aula, até professor desistiu de dar aula, poi teve uma briga porque uns achavam que era e outros achavam que não.

J. Fonseca Portugal 4K

Existe a palavra inforgráfico, para referir algo tratado graficamente em computador?