Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ana Paula 2K

Gostava que me explicassem o que significa elfos?
Pois a minha peça de teatro necessita de saber, se possível, rapidamente.

Lucas Barbi Brasil 13K

Como é possível diferenciar as diversas funções do “se”?
Quando sei se é 'partícula passivadora', 'índice de indeterminação do sujeito', 'partícula integrante do verbo'?
E nas funções sintáticas 'Obj. direto e indireto', ou simplesmente subordinativa?

Nair Resende Brasil 6K

Sou professora e estou em dúvida quanto à correta análise sintática do verso de Cecília Meireles: "Ou se tem chuva, ou se tem sol".
Minha dúvida é a seguinte: o sujeito aí é indeterminado ou paciente (chuva e sol, respectivamente)? O verbo ter é transitivo direto, mas ele tem voz passiva?
No plural, usaríamos, por exemplo, não se têm notícias dele ou não se tem notícias dele?
Muito obrigada.

Marcus Vinícius Brasil 27K

Eu gostaria de perguntar o seguinte: quando os complementos do verbo executam ação, eles podem assumir a forma de pronomes oblíquos? Exemplo: "Eu vi-a sair". O pronome "a" pode executar ação? O certo poderia ser: "Eu vi ela sair"?
Qual das opções abaixo seria a correta?
"Ele é um ladrão. Peguei-o roubando" ou "Ele é um ladrão. Peguei ele roubando"?
Essa é uma dúvida antiga e, apesar de parecer boba, é uma dúvida. Muito obrigado pela atenção. Mande-me resposta se não entendeu a dúvida, que esclarecê-la-ei.

Dennis G. Marques Brasil 5K

Classifique o período destacado em: Oração substantiva subjetiva, oração subordinada substantiva objetiva direta e em oração principal:
a) Meu pai dizia que os amigos são para as ocasiões.
b) É uma honra que ele adote nossa sugestão.
c) Ninguém soube que ela era violinista.
d) É possível que os feirantes concordem com os fiscais.
e) Disseram-me que você é uma pessoa digna.
f) O criado anunciou que o jantar estava servido.
Obs.: me ajudem pois entrei em controvérsia com um amigo e gostaria de ver qual está certo, obrigado!!

Osair Pinheiro Silva Brasil 13K

Numeral concorda com o feminino? Qual a escrita correta, por extenso no feminino, de: 21.522.002.890 ações?

Cláudio Altieri Brasil 3K

Minha empresa está elaborando uma pesquisa interna para avaliar as opiniões dos funcionários sobre uma apresentação realizada pela diretoria a todos os gerentes. Durante o estágio de revisão das questões da pesquisa surgiu uma dúvida. Algumas questões faziam referência à apresentação da seguinte forma:
"Em sua opinião, a seção/sessão denominada "Estratégia", apresentada por Sr. X, que explicou como a empresa, etc., etc., etc."
No processo de revisão, algumas pessoas argumentavam que sessão seria a grafia correta, uma vez que designaria uma parcela de tempo na qual um grupo de pessoas esteve reunida assistindo a um assunto específico. Outro grupo argumentava que seção seria a palavra correta, uma vez que fazia-se menção a uma parte/segmento da apresentação que foi feita. Qual seria a grafia correta nesse caso? Existem argumentos satisfatórios para justificar ambas as grafias? Confesso que quando chequei o dicionário Aurélio para esclarecer minha dúvida fiquei ainda mais confuso.
Muito obrigado pelo auxílio.

Mário César Borges d Portugal 9K

A frase com que me defronto é a seguinte: "Infelizmente, alguns políticos sem escrúpulos estão a aproveitar-se da situação para se locupletarem a curto prazo" (trata-se de tradução do inglês).
Pergunta: tanto o Dicionário da Academia como o Dicionário de Cândido de Figueiredo, por exemplo, não contêm o verbo na sua forma reflexa, o que acho estranho (nem dão exemplos). Ora, conhecendo eu perfeitamente aquela forma e achando que "para se locupletarem..." está correcto, vinha perguntar a vossa opinião sobre a construção da frase e, também, sobre se acham que o verbo tem sempre sentido pejorativo, se é sempre utilizado em sentido crítico.

Nídia Soares Portugal 8K

O meu pedido é que me elucidem sobre as línguas antigas da Lusitânia. Quais foram, quais as suas características, de onde derivam, etc. Gostaria também que, se possível, me indicassem alguma bibliografia sobre este assunto. Obrigado.

Mário Lopes Portugal 5K
Sou director do jornal Tinta Fresca e tenho-me debatido com a dúvida sobre qual o artigo definido a utilizar antes do nome do jornal. "A Tinta Fresca" não soa bem porque jornal é masculino. "O Tinta Fresca" parece também estar errado porque tinta é feminino.
Já agora, qual o artigo definido correcto para o clube "União de Leiria"? Na imprensa desportiva é habitual aparecer escrito nas duas formas.