Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Regina da Silva Miranda Brasil 14K

Tenho uma dúvida, já procurei em vários dicionários e não encontrei a origem léxica da palavra alimento. Na enciclopédia Miradouro diz ser de origem latina, do termo alere, que significa alimentar. Porém quero ir mais adiante, no sentido de descobrir se tem relação entre as palavras alimento e "ali". Sou Nutricionista e estou produzindo textos de segurança alimentar que falam sobre acesso ao alimento, como fator determinante da fome, deformidade social. Neste sentido gostaria de subsidiar-me para inferir a analogia de que na palavra alimento já está contido o conceito de proximidade. Também se existe relação entre as palavras alimento e lamento, neste mesmo sentido se os adv. ali e lá são prefixos das suas correspondentes.

Nuno Moreira Portugal 2K

É correcto considerar radical adverbial ben- em bem, benfeitor, benévolo, benemérito, bendizer ou este ben- é um radical nominal?

Que exemplos posso ter de tema adverbial?

Petrúcio Alencar Brasil 3K

Estão corretas as frases abaixo?

1. "As mesas foram limpadas".
2. "As empresas são isentadas do pagamento de impostos".

Manuel Mendes de Carvalho Portugal 9K

Há muito tempo já, perguntei qual seria a origem da frase «guardar de Conrado o prudente silêncio». Até agora não obtive resposta; por isso, relembro a pergunta.

Glaúcia G. Cardoso 126K

Gostaria de saber se o D de dona, exemplo D. Glória, é uma abreviação correta do pronome de tratamento ou uma abreviação correta do substantivo dona?
Na palavra gaiola temos 3 sílabas, 3 vogais, 1 semivogal, 1 ditongo decrescente oral ou 3sílabas, 3 vogais, 1 semivogal, 1 ditongo decrescente oral e 1 hiato?

Maria Antunes Portugal 6K

Sou uma estagiária licenciada em línguas modernas e foi-me pedida a elaboração de um roteiro de leitura a partir de um texto dado. Obedece às mesmas normas que uma planificação ou são domínios distintos? Se possível, gostaria de alguns conselhos ou mesmo o envio de um exemplo de tal trabalho. Agradeço a atenção dispensada aguardando resposta.

Luís Santos Portugal 6K

Gostaria que comentassem as seguintes concordâncias, as quais me parecem ser exemplos de erros muito frequentes, em especial na televisão:
«Meio milhão de crianças trabalham ilegalmente» ["DN" 01.03.29]
«Faltam recolher 70 por cento dos inquéritos do Censos 2001» ["Público" 01.03.24]
«Milhão e meio [de contos] 'voaram' na PSP»["DN" 01.06.18]

Bruno Dimas Economista Gab. de Planeamento do Ministério da Agricultura, Portugal 3K

Como se chama aquele que destorce? Destorcedor? Destorsor? Destorçor?

Catarina 6K

Numa frase como "se se for jantar fora não vamos à casa da Maria", qual a função de cada um dos [se]?

Élmer A. Camacho G. Brasil 6K

Há uma diretriz para o emprego da locução adjetiva nos seguintes casos e outros afins:
– banco de prova ou banco de provas;
– bancada de teste ou bancada de testes;
– jaqueta de botão ou jaqueta de botões;
– estrada de paralelepípedo ou estrada de paralelepípedos.
Encontro fundamentação para os dois casos, a saber:
– singular: suficiente para a qualificação do substantivo, seja de sua finalidade, conteúdo ou formação – a meu ver, especifica de forma mais genérica;
– plural: em geral, os qualificativos ocorrem na prática em mais de um (banco para mais de uma prova, há vários botões na jaqueta, etc.).