Gostaria de saber se é possível utilizar o verbo convergir sem complemento:
"... à medida que as atitudes e os objetivos convergem."
Venho novamente em busca de auxílio. Desculpem-me de explorar tanto seus conhecimentos. É que vocês são os únicos a se dispor a tirar dúvidas em língua portuguesa, e o fazem com muita competência, é preciso dizer. Vamos às perguntas: a palavra correta é auditar, ou auditorar? A primeira grafia é muito usada por meus colegas jornalistas, porém acho que a forma correta é a segunda, pois os dicionários registram auditoria, termo que deve originar o verbo auditorar, e não auditar.
A segunda dúvida é quanto à pronúncia da palavra heterossexual. Pronuncia-se “héterossexual” (como se o prefixo hetero fosse proparoxítono) ou simplesmente "heterossexual", isto é, sem acentuação?
Grato pela atenção que me tem sido dada. Espero merecê-la mais uma vez.
Será que "cool" também já entrou na lista dos ex-estrangeirismos portugueses? Ou deve-se traduzir por outro termo nosso (qual deles?): bestial, óptimo, fantástico, calmo e activo ao mesmo tempo, eu sei lá... Tratando-se de uma linguagem para gente jovem, eu deixaria a expressão original (acho que dá mais o tom!), mas gostava muito de ouvir a vossa opinião, além de me aborrecer ter de usar sempre palavras estrangeiras.
Podem ajudar-me?
Obrigada!
Sou professora do 1.º ciclo e surgiu-me a dúvida de como escrever a palavra jepe. Procurei-a no dicionário e não a encontrei escrita de forma nenhuma. Será que não existe?
A classifição dos polígonos pode ser feita segundo os ângulos internos. No entanto, existe uma aparente falta de coerência nessa classificação. Vejamos:
Se o polígono tem 3 ângulos, será um triângulo.
Se o polígono tem 4 ângulos, a designação que se encontra nos livros será "quadrilátero". Ora, esta classificação não se refere ao polígono segundos os ângulos mas sim segundo os lados. Será então correcto dizer "quadrângulo"?
Qual o advérbio que equivale à expressão "fora do prazo"?
Ex.:
Ele entregou o trabalho fora do prazo.
Ele entregou o trabalho .............
Que advérbio substituiria corretamente "sem palavras"?
Entendem-se sem palavras.
Entendem-se ............
Pode dizer-se demasiado em vez de demasiadamente?
Sou professora de Língua Portuguesa, vivo em Aveiro, e pretendo saber se um nome colectivo no plural deixa de o ser e passa a nome comum, uma vez que um colectivo apenas se usa no singular.
Na frase:
"Luís estava apaixonado pela professora", temos nas duas últimas palavras:
agente da passiva ou complemento nominal?
Gostaria de saber se antes da expressão grosso modo se usa a preposição "a", e se ela pode aparecer no início das frases, e como.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações