Refiro-me ao provincianismo brasileiro "pra mo de..."; ex.: "Estude pra (ou pro) mor de prosperar". Seria uma corruptela de "por amor de"?
Queria saber se conhecem algum "site" onde eu possa encontrar informação sobre a caracterização das personagens em "Frei Luís de Sousa".
Imaginemos um aniversário: é indiferente referirmo-nos a algo que nos é oferecido como 'prenda' ou 'presente', ou é incorrecto aplicar alguma das duas expressões?
Estou com algumas dúvidas.
Gostaria de saber o que é (com exemplos):
Paráfrase
Perífrase
Síntese
Resumo
Onde encontro, na gramática:
Tipologia textual
Significação literal e contextual de vocábulos (seria metáfora, metonímia, etc.?)
Processos coesivos de referência
Empregos de classes de palavras
Estrutura, formação e representação
Apreciaria muito a sua ajuda.
Meu nome é Vilma e, como uma eterna estudante nesta escola da vida, gostaria de esclarecer a seguinte dúvida: Pode uma frase do tipo “Não coloque os cotovelos sobre a mesa!” ser classificada como imperativa, negativa e exclamativa ao mesmo tempo? Ela pode ser imperativa e exclamativa?
Vi este exemplo no livro "A palavra é sua", autores Maria Helena e Luft.
Desde já agradeço pela atenção.
Quais são os três casos nos quais a vírgula deve ser usada dentro do período simples de uma oração?
"Falar não há em que se esteja..."
"Não há que falar em violação da lei..."
"Não há que se falar em..."
É correto escrever desse modo?
Obrigado.
Precisava de interpretar um texto de Almeida Garrett – «Este inferno de amar», mas é um texto muito contraditório e confuso. Precisava de uma ajuda.
Estou escrevendo do Brasil, mais precisamente do Nordeste brasileiro. Gostaria de saber como surgiu esta história de chamar uma moça de "rapariga" aí em Portugal.
Aqui no Brasil isto é um insulto.
O final da frase está correto de qual forma?
Primeira alternativa:
Todas as cópias deverão ser tiradas no papel do tipo A4, exceto cópias que exigirem folhas maiores (papel do tipo Ofício II), devendo ser solicitado-me.
Segunda alternativa:
Todas as cópias deverão ser tiradas no papel do tipo A4, exceto cópias que exigirem folhas maiores (papel do tipo Ofício II), devendo ser-me solicitado.
Gostaria de saber se as duas formas estão corretas, ou então qual é a correta e por qual motivo.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações