Sempre pensei que o termo terapia era um substantivo, por exemplo: "Esta é a melhor terapia para o doente", enquanto terapêutica seria um adjectivo, por exemplo: "As qualidades terapêuticas deste medicamento são excelentes".
Dado que é frequente a utilização de terapêutica com o sentido de terapia, peço-lhes o favor de me elucidarem.
Sou médico (ORL) e frequentemente tenho dificuldade em traduzir a palavra "choane" que pretende nomear o conjunto dos 2 orifícios posteriores das fossas nasais.
Diz-se então choanas ou coanas? Ou coanes?
Gostaria de saber as características do soneto na “medida nova”...
Ao pesquisar respostas dadas anteriormente, a dúvida sobre os vocábulos 'detrás' e 'de trás' que foi esclarecida – "detrás significa pela retaguarda,..." (resposta dada por J.N.H.), fui confrontada com uma séria dúvida: retaguarda não se escreve com c antes do t? 'rectaguarda'?
Desde já grata pelos esclarecimentos que possam dar acerca da língua portuguesa e das suas alterações mais recentes que se desconhecem.
Tenho dúvidas com a diferença entre o presente indicativo e o futuro do conjuntivo, ou, também, entre o presente do conjuntivo e o futuro do conjuntivo: são correctas as frases que a seguir escrevo ou há uma correcta e, se as duas fossem correctas, quando empregarei uma ou outra?
– Se és bom rapaz, dou-te este lápis. / Se fores bom rapaz, dar-te-ei este lápis.
– Se o nome é masculino, deve empregar-se o artigo "o". / Se o nome for masculino, deve (ou deverá?) empregar-se o artigo "o".
– Quando seja necessário, vou (ou irei?) buscar-te. / Quando for necessário, irei (ou vou?) buscar-te.
Na frase: Os técnicos estimam que será necessário uma dezena de dias antes de se...
O será necessário não me parece correcto, o será necessário deve concordar com os técnicos. Logo, ficaria serão necessários ou com a dezena e então seria será necessária?
Como se pede a um balcão de café?
– Queria um copo de água, por favor.
– Queria um copo com água, por favor.
Por que razão Luís de Camões é considerado um renascentista?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações