Na norma culta, é possível iniciar período com preposição?
Por exemplo:
1 – "Por causa do medo, o homem primitivo sobreviveu e pôde evoluir".
2 – "No que concerne ao uso indiscriminado de (...)"
Agradeço pelo trabalho das pessoas que formam e dão vida a este portal.
Nas seguintes frases há uma diferença de flexao verbal, qual a justificativa?
a) No meio da balbúrdia choviam perguntas.
b) No meio da selva chovia torrencialmente.
A minha dúvida tem a ver com a palavra "estupor". É assim como traduzem a expressäo inglesa "Son of the bitch" nos filmes na televisão. Ora bem, quando procuro esta palavra no dicionário português, näo tem nada a ver com este palavrão. O que é que quererá dizer exactamente?
Muito obrigado.
«...para um total de 12 milhões de mortes em crianças com menos de 5 anos.»
Pergunta:
«Mortes em crianças» ou «mortes de crianças»? (Neste caso específico desta frase...)
Tenho uma dúvida, já procurei em vários dicionários e não encontrei a origem léxica da palavra alimento. Na enciclopédia Miradouro diz ser de origem latina, do termo alere, que significa alimentar. Porém quero ir mais adiante, no sentido de descobrir se tem relação entre as palavras alimento e "ali". Sou Nutricionista e estou produzindo textos de segurança alimentar que falam sobre acesso ao alimento, como fator determinante da fome, deformidade social. Neste sentido gostaria de subsidiar-me para inferir a analogia de que na palavra alimento já está contido o conceito de proximidade. Também se existe relação entre as palavras alimento e lamento, neste mesmo sentido se os adv. ali e lá são prefixos das suas correspondentes.
É correcto considerar radical adverbial ben- em bem, benfeitor, benévolo, benemérito, bendizer ou este ben- é um radical nominal?
Que exemplos posso ter de tema adverbial?
Estão corretas as frases abaixo?
1. "As mesas foram limpadas".
2. "As empresas são isentadas do pagamento de impostos".
Há muito tempo já, perguntei qual seria a origem da frase «guardar de Conrado o prudente silêncio». Até agora não obtive resposta; por isso, relembro a pergunta.
Gostaria de saber se o D de dona, exemplo D. Glória, é uma abreviação correta do pronome de tratamento ou uma abreviação correta do substantivo dona?
Na palavra gaiola temos 3 sílabas, 3 vogais, 1 semivogal, 1 ditongo decrescente oral ou 3sílabas, 3 vogais, 1 semivogal, 1 ditongo decrescente oral e 1 hiato?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações