DÚVIDAS

Abreviatura de Dona

Gostaria de saber se o D de dona, exemplo D. Glória, é uma abreviação correta do pronome de tratamento ou uma abreviação correta do substantivo dona?
Na palavra gaiola temos 3 sílabas, 3 vogais, 1 semivogal, 1 ditongo decrescente oral ou 3sílabas, 3 vogais, 1 semivogal, 1 ditongo decrescente oral e 1 hiato?

Resposta

Dona abrevia-se D.ª; mas também pode ser antropónimo/antropônimo e, então, não é costume abreviar a palavra.
D.ª é uma forma de tratamento de reverência usada para anteceder o nome de uma senhora que se respeita.
A palavra gaiola pode-se soletrar com três sílabas (gai-o-la). Graficamente tem três letras a funcionar como vogais (a, o, a) e tem o ditongo decrescente ai (com a vogal a e a semivogal i). Foneticamente o conjunto aio, numa prolação normal, forma uma glide: ¦ai-io¦.
Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa