Já apresentei a minha dúvida anteriormente.
Como não fui claro deixo a questão colocada nos moldes que se seguem.
Consideremos/consideramos o seguinte problema:
Na frase anterior que palavra devo usar, "consideremos" ou "consideramos"?
Obrigado pela atenção.
Perto de Salvaterra de Magos existe uma aldeia junto ao rio Tejo de nome Escaroupim. É uma aldeia recente, nasceu por volta dos anos 20 ou 30 do Séc. XX . Mas o nome é mais antigo visto existirem referências a ele em mapas muito antigos, (1500 ou 1600). Era, e ainda é, o nome da zona onde existe uma grande mata florestal.
Qual a sua origem e o que quer dizer?
Muito obrigado.
Não consigo encontrar uma definição da expressão "Mise-en-abyme". Será que me podem ajudar?
O alfabeto utilizado para a escrita do hindi e outras línguas indianas é chamado na própria língua e em inglês de "devanágari". Como se dirá em português? Presumo que da mesma maneira... mas assim sendo, qual deverá ser a pronúncia correcta? Dever-se-á ler como dévánágári ou como se de uma palavra portuguesa se tratasse?
Vende-se ou vendem-se?
As respostas dadas não são esclarecedoras, acho eu... José Neves Henriques dá 2 respostas contraditórias : ao ler a 1.ª fiquei com uma ideia, ao ler a 2.ª fiquei com a ideia contrária. Ficarei sempre assim ou será possível uma ajuda transparente?
No “Expresso” desta semana, na entrevista ao médico Fernando Vale, o jornalista escreve um TAC.
Quando se faz um exame chamado TAC, deve dizer-se uma tomografia axial computorizada e não um Tac, ou então uma Tac? E também se deve dizer uma ressonância magnética nuclear ou uma RMN e não um RMN? Estou correcto?
"Evidências empíricas" – Gostava de ter uma ideia do que significa, em contexto académico.
Obrigada.
Diz-se «não quero pronunciar-me sobre o assunto», ou «não me quero pronunciar sobre o assunto»?
Agradeço desde já uma resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações