Na sua resposta datada de 13/02/03 sobre o citado título, Rui Ramos diz que escreve "península Ibérica" com "p" minúsculo. Em 15/09/00, Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, sobre o tema Origens do Português e outras questões escreve «Península Ibérica» nos pontos 7 e 9.
Também na mesma secção do Ciberdúvidas, em 19/2/99, respondendo sobre História da Língua, T.A. escreve "Península Ibérica".
P ou p?
Obrigado.
Rainha não deveria levar acento?
Tendo em consideração que a palavra "Rainha" tem a divisão silábica "ra-i-nha", não deveria então a palavra ser acentuada no “i” com acento agudo? Na ausência deste, parece-me que somos levados a ler rai-nha.
Agradecia uma explicação.
Obrigada.
O plural de cão guia é cães guia ou cães guias? Com hífen ou sem hífen?
Muito obrigada.
Por favor, peço que me esclareçam se devo usar ou não a preposição "de" nestes casos:
«É fácil fazer» ou «é fácil de fazer»? E: «É difícil explicar» ou «é difícil de explicar»? E porquê?
Obrigada.
«Dois tipos de público diferente» ou «dois tipos de públicos diferentes»? E porquê?
A nossa consultora Susana Correia procurou e descobriu, num sítio brasileiro, alguns elementos sobre a origem e o significado de egrégora.
Desejava saber se é correcto utilizar a palavra "ciceronar", no sentido de guiar uma visita.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações