Há dias, depois de ter recomendado à minha mãe que «bebesse o xarope», a minha mulher fartou-se de gozar comigo, porque, na opinião dela, tratando-se de uma substância medicamentosa, não poderia ser bebida, mas tomada. Ora, eu entendo que «tomar» é apenas o hiperónimo de «beber» (sendo assim co-hipónimo de «tragar», «sorver», etc.), que se especializou com o sentido de «ingerir uma substância medicamentosa, sólida ou líquida». Logo, sendo mais correcto dizer «tomar», não é incorrecto dizer «beber». Gostaria de conhecer a opinião sempre útil da magnífica equipa do Ciberdúvidas, para o qual envio cumprimentos.
Quais as razões da dialectização do latim (Hispânia ulterior e citerior)?
Qual é a expressão que está certa: «mal atendimento» ou «mau atendimento»?
Não parece que a palavra media seja inglesa e sim latina, significando meios e cujo singular é "medium". Tem sido usada pelos anglo-saxões e que a pronunciam “à inglesa” como fazem com outras expressões latinas. Nestas circunstâncias, usar a forma "mídia" é assumir uma submissão cultural próxima da aceitação de um processo de colonização, aliás muito semelhante ao que está a acontecer com a palavra "randomizar" para a qual existe uma palavra latina correcta e perfeita decorrente da palavra aleatório.
Gostava de conhecer a posição do Ciberdúvidas.
Obrigado.
Posso servir-lhe uma “salada”?
Gostava de saber o nome correcto do aparelho, em forma de tesoura, que serve para servir saladas.
Muito obrigado.
Tenho tido certas dúvidas, em relação à palavra "até". Sei que é adjectivo e preposição. Mas quando é que é um caso ou outro?
No seguinte texto:
«Na Páscoa vou almoçar a minha avó. Depois do almoço vou à casa do meu padrinho.»
Devo escrever “à casa ...” ou “a casa ...”?
Poderá ser de ambos os modos?
Algum dos modos é um erro grave?
Existe regra ou necessidade desta acentuação? Em que casos?
Aguardo pela resposta, agradecendo desde já o tempo dispendido.
Qual é conjuntivo/subjuntivo de ver e de vir?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações