Na frase «Reuniram-se para eleger um novo rei», "eleger" é uma forma nominal neste caso? Como se distinguem as formas nominais?
Como se escreve horas em um documento: 9:00 horas ou 9H00?
Obrigada.
Ficaria muito grata se me esclarecessem quais as contracções normativas, quer no padrão europeu, quer no brasileiro. Pode parecer uma pergunta básica, mas por vezes ainda me admira encontrar no mesmo texto "em a + N" e "na + N". Não existe uma norma que dite quando devem contrair, ou não, preposições com artigos, indefinidos, demonstrativos, advérbios, etc.?
Obrigadíssima pela vossa pronta resposta.
Ando a estudar português e tenho a seguinte dúvida: Quando é que há inversão e que pronomes estão envolvidos (o, a, lhe, se, todos?) nas subordinadas negativas (todas as subordinadas?) Exemplo: «...para o não fazer...»
Na frase:
– O humilde emigrante comprou o bilhete de comboio para a França.
Agradeço:
Função sintáctica de: "para a França".
Será complemento circunstancial de lugar?
Sou diplomado em biblioteconomia. Como é que se alfabetam siglas coincidentes de instituições diferentes? Exemplo:
A.E.P.: Aliança Evangélica Portuguesa, Associação Empresarial de Portugal, Associação dos Escoteiros de Portugal; A.P.D.C.: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações; Associação Portuguesa de Direito de Consumo;
C.N.E.: Comissão Nacional de Eleições, Conselho Nacional de Educação, Corpo Nacional de Escutas;
S.P.A.: Sociedade Portuguesa de Alcoologia, Sociedade Portuguesa de Autores, Sociedade Protectora dos Animais.
Na frase «Estava muito frio; daí termos decidido ficar em casa», a que classe gramatical pertence "daí"? À das conjunções subordinativas?
As locuções "logo que" e "assim que" são regidas pelo presente ou pelo futuro do conjuntivo? Consultei várias gramáticas, mas de modo geral são omissas quanto ao tempo a usar. A locução "não obstante" só pode ser seguida de infinitivo?
As iniciais W.C. (no sentido de instalações sanitárias) têm algum significado?
O que significa a expressão ad referendum?
«Sujeito à aprovação de» ou «Sem a aprovação de»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações