Cada vez mais se ouve utilizar a expressão “de que” em vez de, simplesmente, “que”.
A mim não me parece correcto, sobretudo ao ouvir.
Será que há exagero na utilização ou sou eu que sou de ouvido muito sensível?
Aproveito para felicitar o regresso e agradeço a atenção à dúvida.
Às vezes, escreve-se calendário e, outras vezes, escreve-se calendarização. Claro que há entre os dois termos uma pequena diferença.
Podiam-me indicar que diferença é essa?
Compreensivo e compreensível? Não sou uma falante nativa da Língua Portuguesa e ando a aprender essa língua. No entanto, encontro sempre problemas com os adjectivos com significado semelhante, como, por exemplo, "compreensivo e compreensível", "sensível e sensitivo", etc.
Podiam explicar-me qual é a diferença entre estes dois adjectivos?
Desenvolvimental “versus” desenvolvimentista. A psicologia do desenvolvimento constitui uma área importante no campo da investigação e intervenção psicológicas. Como deveremos designar as teorias que descrevem o desenvolvimento psicológico dos indivíduos e grupos? Teorias desenvolvimentais ou teorias desenvolvimentistas? A palavra desenvolvimentista, como adjectivo, encontra-se no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa mas como relativa ao desenvolvimento económico.
Gostaria de saber se existe, e nesse caso qual é, a tradução da palavra inglesa "geek", usada especialmente nos meios informáticos.
Desde já obrigado.
Escreve-se estrema ou extrema, quando se quer fortalecer um sentimento numa frase?
Ex.: extrema sensibilidade ou estrema sensibilidade?
Desmatação ou desmatamento?
Estando frequentemente em contacto com publicações da área de Engenharia, tanto portuguesas como brasileiras, verifico que umas vezes surge a palavra "desmatação" (normalmente em Portugal) e outras "desmatamento" (mais no Brasil). Qual delas estará mais "correcta"?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações