A questão que nos é proposta não diz respeito à gramática ou à ortografia. A marcação dos parágrafos está relacionada com as técnicas tipográficas.
As regras tipográficas portuguesas determinam que os parágrafos sejam iniciados a uma distância de cerca de dez espaços da margem esquerda. Esta regra deriva do facto de nos manuscritos mais artísticos haver uma iluminura que acompanhava a primeira maiúscula de cada parágrafo.
Os tipógrafos alemães usam normalmente outra regra: iniciam os parágrafos junto à margem esquerda.
Como muito utilizadores dos meios informáticos desconhecem as regras tipográficas, usam um ou outro critério conforme lhes agrada.
Se o editor do texto marcar o início dos parágrafos com alguns espaços em branco, é imediatamente compreensível que o ponto final anterior junto à margem direita ou marca o fim de período ou o fim de parágrafo. No caso de ser fim de período, não haverá abertura à esquerda na linha seguinte; no caso de ser fim de parágrafo, haverá abertura à esquerda na linha seguinte.
No caso de o editor iniciar o parágrafo junto à margem esquerda, deverá movimentar os caracteres das linhas anteriores para que fiquem alguns espaços à direita no final do parágrafo anterior.