Registo extraído do Novo Dicionário Compacto da Língua Portuguesa, de António de Morais Silva (Confluência/Livros Horizonte, Lisboa, 1980):
«Voluntarioso (adj.) – que se dirige só pela sua vontade; voluntário; teimoso; caprichoso; que depende da vontade de; (s.m.) o que se dirige só pela sua vontade.»
Registo extraído do Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (1998):
«Voluntarioso – que procede apenas segundo o impulso da sua vontade; amigo de fazer a sua vontade; que gosta de que todos lhe façam a vontade, caprichoso; teimoso.»
Constatamos, portanto, que outros dicionários confirmam as definições do Dicionário Enciclopédico, ed. Diário de Notícias.
Como vemos, o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, 1998, não regista a primeira definição que nos apresentou: voluntarioso – (adj.) – que põe boa vontade naquilo que faz esforçando-se por cumprir aquilo de que é encarregado (Dicionário Actual da Língua Portuguesa).
A nossa opinião sobre este assunto é a seguinte: o Dicionário Enciclopédico – Diário de Notícias prefere o significado que já vem sendo apresentado por outros dicionários; enquanto o Dicionário Actual da Língua Portuguesa – Ed. Asa procura o significado mais comum actualmente. E assim justifica o seu título.