Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Daniel Reis Inglaterra, ReinoUnido 4K

Qual é a origem do verbo "quilhar" – com sentido de enganar, lixar (calão?) – frequentemente utilizado na expressão "Estou quilhado"? Vem de "quilha" de um barco?

Edna Aparecida Sasdelli Varoli Brasil 4K

É o título que se dá para quem está participando de um curso?

Maria Goreti Pereira Cerqueira Portugal 23K

Como se chamam os habitantes e os naturais da Estónia?

João Domingues Investigador de Política Internacional Portugal 2K

Gostaria de saber se o termo "securitário", como em "índice securitário", "questões securitárias" ou "investigação securitária", está correctamente aplicado. Frequentemente coloca-se-me a questão por motivos profissionais. Por via das dúvidas, opto por "de segurança". Todavia, colocando lado a lado termos comparativos (em tabelas, por exemplo), fico com resultados desequilibrados: "questões económicas" / "questões de segurança".

Muito obrigado.

Ana Soeiro Portugal 8K

Venho tentar que me esclareçam sobre a seguinte dúvida: deverá dizer-se «Está previsto o investimento em um milhão de euros que será dividido...», ou «Está previsto o investimento em um milhão de euros que serão divididos...»?
Já agora, a moeda (ex.: euro, dólar, etc.) poderá ser utilizada no plural ou deverá manter-se sempre no singular: «cinco euros» ou «cinco euro»?
Obrigada.

Jaime da Silva Gomes Professor Porto Seguro, Bahia, Brasil 4K
Quando alguém escreve "não grite muito alto", está certo ou errado?
Alice Botega Brasil 191K

O correto é «Maria é muito trabalhadeira» ou «Maria é muito trabalhadora»?

Jayme Barbosa Brasil 2K

Sou assíduo freqüentador do Ciberdúvidas e navego muito na variedade de temas focados nas Respostas Anteriores. Foi assim que encontrei registrado em junho deste ano a questão Quem vier trabalhar colocada pela consulente brasileira Kenia Bessa.
O curioso veio por conta da resposta, assinada por Rui Gouveia. Lá, para exemplificar o uso do futuro de subjuntivo ou conjuntivo, como vocês chamam, do verbo "ver" o Rui Gouveia colocou a seguinte frase: «Quem 'vir' bem não precisa ir ao oculista.»
Parece-me que no caso cabe o modo infinitivo "ver" ou, melhor ainda, a terceira do singular do presente do indicativo "vê".

Pedro Alves Portugal 3K

Cada vez mais, a camada jovem responde como afirmação um "iá" equivalente ao "já" em alemão. Embora não seja uma palavra portuguesa, acabou por se fixar no português calão. Por isso pergunto: qual será a melhor forma de a escrever?

Ricardo Liberal Coordenador editorial São Paulo, Brasil 5K

Como coordenador editorial de livros, estamos com uma dúvida que não conseguimos solucionar e gostaria de saber se vocês podem nos ajudar. A frase é a seguinte:
«Ele comeu o Fruto do Diabo e, se por um lado virou um incrível homem-borracha, por outro jamais conseguirá nadar.»
A vírgula depois de "e" é procedente? Sei que, para ela existir, a oração principal deve estar após a segunda vírgula (no caso, depois de "borracha"). O problema é que não estou conseguindo identificar qual a oração principal: «se por um lado virou um incrível homem-borracha» ou «por outro jamais conseguirá nadar». A relação de oposição entre as orações não é semântica, ou seja, o fato de ele ter virado homem-borracha não é causador da sua impossibilidade de nadar. Apenas são características opostas: uma é positiva e outra, negativa. Por isso usamos essa construção.
Muito obrigado!