Discordância com ou discordância de?
Deve usar-se a expressão "em discordância de tudo o que foi dito" ou "em discordância com tudo o que foi dito"?
Obrigada.
Os resumos e os autores
Meus alunos estão escrevendo textos; para isso, estão lendo diversos livros e buscando várias fontes de pesquisa. Orientei-os, sobre a necessidade de dar crédito aos autores, ou seja, iniciar os parágrafos de acordo com: sobrenome do autor, data, e a seguir o conceito resumido.
O que tenho notado é que cada parágrafo precisa de um crédito.
Pergunto: Como resolver o problema? Colocar o crédito em cada parágrafo?
A pronúncia de maremoto
Como se diz: /maremôto/ ou /maremóto/? Obrigada desde já.
«Amigo(s) de Peniche»
Desejava saber, se possível, o significado da expressão «amigo de Peniche», e como surgiu essa expressão.
Obrigado.
«Um homem é apenas aquilo que ele sabe»
Para um trabalho escolar, necessito verter do Português para o Latim a seguinte frase, atribuída ao filósofo inglês Francis Bacon: «Um homem é apenas aquilo que ele sabe.» Poderiam me ajudar?
Séculos. Números romanos
Peço-vos a bondade de me responderem à questão que ponho, pois preciso da vossa resposta para um trabalho meu. Ou então queiram fazer o favor de indicar sob que rubrica deverei pesquisar no vosso arquivo pois já tentei de várias formas e nada encontro. A designação de um século deve fazer-se apenas com numeração romana (século XVI) ou é linguisticamente lícito fazê-lo também com números árabes (século 16)? Obrigado.
Mala directa
Como se escreve o plural de "mala-direta"? Muitíssimo obrigada pela ajuda.
Ainda o damos-vos
Confesso que a vossa resposta me apanhou de surpresa. A mim "-mos-vos" soa-me tão trava-línguas como "-mos-nos". Tão incrédulo estava eu que até fui verificar a palavra "damos-vos" a www.priberam.pt/dlpo (único dicionário de português on-line gratuito que conheço). Não encontrou "damos-vos" mas encontrou "damo-vos". Outro: o Word (essa fonte menos fiável, digo eu) sublinha como errado "damos-vos" mas aceita "damo-vos"! Serão as duas formas aceites? Ou um de vós estará certo e o outro errado?
O uso do g e do j
Gostaria de saber quando uma palavra é escrita com j ou com g. Por exemplo: «Viagem» ou «viajem»?
Politereftalato de etileno (2)
Desde já agradeço o esclarecimento anterior sobre o termo politereftalato de etileno. Por se tratar de um termo muito técnico, depois de obter a vossa resposta tentei consultar técnicos especializados nesta área e através de uma pessoa que já tenho contactado outras vezes sempre que os termos de química se afiguram mais complexos, foi então possível contactar um engenheiro especializado em polímeros. Segundo este especialista o PET deve mesmo escrever-se por extenso como poli(tereftalato de etileno). Ou seja, em virtude de o politereftalato existir e de o prefixo poli aí dizer respeito só ao tereftalato, houve a necessidade de se criar uma nomenclatura diferente quando um prefixo (neste caso poli) se refere a um monómero composto por mais do que uma palavra. Daí se dever escrever poli(+ monómero), forma consagrada entre os especialistas.
Por ter a vossa ajuda como preciosa, pensei então passar-vos esta informação.
