A palavra sortida está relacionada com o verbo sortir, que significa: tirar à sorte, misturar artigos diferentes, etc.
Sortir provém do verbo latino ‘sortîre’, mas o verbo surtir tem uma história mais longa.
Surtir provém de surto, que deve ter sido uma das formas do verbo latino ‘surgere’ > ‘surgîr’. Parece-nos que alguns dos significados actuais de surtir revelam bem esta origem.
Passemos agora à questão proposta.
As enciclopédias e os dicionários estão sujeitos a limitações de tamanho e de preço. Por isso, as edições mais económicas são obrigadas a limitar as informações que apresentam aos leitores. As enciclopédias e os dicionários mais extensos podem dar informações muito mais desenvolvidas.
Embora surtir seja a grafia oficial, alguns autores usaram sortir com o significado de “ter como resultado e originar”, conforme se pode ver na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.
É, portanto, para estas situações particulares que o dicionário de Morais chama a atenção.