Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Leroy Veríssimo Professor Lisboa, Portugal 187K

A conjugação perifrástica forma-se com um verbo auxiliar no infinitivo ou gerúndio (andar, dever, estar, ir, vir, ter, começar, haver, deixar, acabar) e o verbo que queremos conjugar antecedido ou não de preposição. Até aqui eu percebo. O que não percebo é se se considera conjugação perifrástica a seguinte locução verbal «Eu quero fazer o teste» ou então com verbos auxiliares que não os habituais. E por que razão se considera ou não.

Muito obrigado.

Daniel Ramos Theodoro Estudante Brasil 184K

Tenho um amigo que, de vez em quando, diz: "será se isso está certo?" ou "será se vai chover hoje?". Eu lhe disse que o uso correto dessa expressão era "será que" ("será que ele vem?"), mas não soube explicar o porquê. Depois de muito discutir sobre o assunto, esse amigo me disse que há construções em que o "se" não demonstra, necessariamente, relação de condição: "Veja se o almoço está pronto" ou "Veja se compra mais comida dessa vez". Qual seria, portanto, a forma correta: "será se..." ou "será que..."?

Agradeço desde já.

Rui Dantas Portugal 215K

Utilizamos a palavra "meio-irmão" para designar um irmão só por parte do pai ou só por parte da mãe. Que palavra devemos utilizar (existindo), para designar um "irmão" que é apenas filho do padrasto (o equivalente ao inglês step-brother)? Por outras palavras, como designo a relação de parentesco entre um filho e um enteado?

Rosane Brasil 6K

Está correcto a frase seguinte? Homenagem pelos 35 anos dedicados a empresa.

Lídia Almeida Lisboa, Portugal 25K

Outrem ou outrém?
Gostaria de saber a grafia correcta, bem como a respectiva pronúncia.
Dever-se-á pronunciar como, por exemplo, 'alguém' ou 'ninguém'? Ou devemos acentuar a primeira sílaba?
Muito obrigada.

Camila Sequeira Brasil 15K

Sou estudante de Letras e trabalho com revisão de textos. Já consultei inúmeras vezes o Ciberdúvidas e agradeço pelo ótimo trabalho desenvolvido por esta equipe. Mas apesar de consultar as respostas de colocação pronominal disponíveis no “site”, ainda tenho uma dúvida em relação a um detalhe que não ficou bem esclarecido, pelo menos para mim! Na frase abaixo:

«João, calmo, opõe-se à prorrogação.»

Está correta a colocação do pronome? Por quê? Caso houvesse uma palavra atrativa antes da vírgula, ou seja, a uma certa distância do verbo, é obrigatório a ênclise, ou a próclise também pode ser usada??

Peço encarecidamente que me ajudem a esclarecer esta dúvida.

Desde já agradeço.

Nelson Soares Porto, Portugal 2K

Existe a palavra logo-símbolo ou logossímbolo?

Sou director executivo da “INWORDS”, uma empresa de conteúdos para comunicação empresarial com sede no Porto. A empresa possui muitos quadros com formação em publicidade que insistem em usar o vocábulo logo-símbolo ou logossímbolo ou ainda logó-símbolo em detrimento do termo, existente no dicionário, logótipo.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a correcção do uso daquele primeiro termo, cuja grafia varia de acordo com o redactor!!!

Obrigado.

Maria de Lurdes Alves Portugal 3K

Qual o significado de "sinecismos"?

A palavra está inserida num texto de História Clássica e diz assim o parágrafo: «a movimentação populacional inverte, em parte, a sua tendência e verifica-se pouco a pouco um processo contrário: um conjunto de sinecismos agrupa várias destas parcelas originando unidades mais amplas e contribuindo poderosamente para a formação das poléis da época arcaica». (civilizações clássicas I – Grécia, José Ribeiro Ferreira – Univ. aberta, p. 49)

Ana Rafaela Estudante Portugal 33K

Queria saber se moca e moça são palavras homógrafas.

Patrícia Campos Brasil 19K

Sou estudante e estou na escola. Gostaria de saber o que é catacrese e prosopopéia?