Plural de letras - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Plural de letras

Em português as letras repetidas são lidas como o plural da própria letra.
Ex.: na frase «Pôr os pontos nos ii.» ii lê-se "is"...
Não sei se também é assim que se grafa ii em castelhano nem me interessa. Só sei é que nessa língua a repetição da letra numa sigla indica a pluralidade da palavra representada por essa letra:
Ex.: «Ee. Uu. » quer dizer Estados Unidos.
Em português sempre pensei que isso não acontecia. Temos os E.U.A. e não os Ee. Uu. A., temos a O.N.U. e não a O.Nn.Uu...
No entanto, sempre que vejo a abreviatura de Suas Altezas Reais na Internet encontro-a sempre grafada Ss. Aa. Rr. (ou SS.AA.RR.)! Errado?

Diogo Alenquer Portugal 11K

O plural das letras na língua portuguesa pode efectivamente ser feito duplicando a letra (ex.: «dois aa, dois bb, dois ii, etc.).
Nas siglas não é costume na nossa língua grafá-las com plural; representa-se o plural com recurso ao artigo (ex.: «os EUA», modernamente já sem pontos nesta sigla).
Quanto à abreviatura de Suas Altezas Reais, a Enciclopédia Visual e Temática Larousse (1993), que considero actualizada, recomenda SS.AA.RR. (sem espaços). A duplicação das letras, nestes casos de grande deferência, é uma tradição (ex.: «Santíssimo: SS.»)
Não me parece correcta a abreviatura “Ss.Aa.Rr”, pois não há nada que justifique as minúsculas neste caso. Ainda haveria alguma justificação na abreviatura de `Suas´: Ss. (s a formar o plural, que se aceita assim nas abreviaturas: [ex.: »senhores: Srs.»]), mas esta interpretação, só numa parte, não é coerente na estrutura do conjunto.

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho