«Homenagem pelos 35 anos dedicados à empresa» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Homenagem pelos 35 anos dedicados à empresa»

Está correcto a frase seguinte? Homenagem pelos 35 anos dedicados a empresa.

Rosane Brasil 4K

Começaremos por introduzir alterações na primeira parte da pergunta. Se usarmos a forma normal do discurso, diremos «A frase seguinte está correcta?» visto que o adjectivo correcta concorda com o substantivo frase. Usando a forma transporta deveremos dizer: «Está correcta a frase seguinte?»

A segunda parte é uma síntese de uma frase mais longa. Reescrevemos com uma correcção «Homenagem pelos 35 anos dedicados à empresa».

O verbo dedicar é normalmente acompanhado por complemento directo e complemento indirecto, que é quem ganha ou perde com a accão. De uma forma directa e activa poderemos exemplificar: «Ele dedicou 35 anos à empresa». Portanto, a empresa é que beneficiou. Como o complemento indirecto é normalmente regido pela preposição a e nós temos uma empresa bem concreta, então teremos a contracção da preposição a com o artigo a. Note-se que o artigo equivale ao demonstrativo esta. A frase deve equivaler a «Homenagem pelos 35 anos dedicados a esta empresa».

A. Tavares Louro