«Se poucas coisas o espantavam…»
Gostaria de saber se na oração abaixo devo usar ênclise ou próclise: «Se poucas coisas (o espantavam ou espantavam-no), amedrontava-se diante das pessoas.» Como classificar a oração? O se pode ser considerado uma conjunção concessiva? Obrigada pela atenção.
Creme de/com acção abrasiva
É correto dizer «Creme de ação abrasiva» ou «Creme com ação abrasiva»? Muito obrigada e parabéns por este "site" que é simplesmente maravilhoso.
«Um cálice de vinho do Porto»
Será vinho da Madeira ou da madeira? "Vou beber um madeira", "vou beber um cálice de vinho da Madeira (ou da madeira?)". Estão as duas frases correctas? O mesmo para vinho do Porto; O mesmo para Martini: vou beber um martini ou um Martini? Muito grata pela atenção.
Donde ou de onde?
Este tipo de dúvidas já me surgiu em várias situações, como "donde vieram" ou "de onde vieram".
As línguas indígenas do Brasil e o português de Portugal
Sou um jovem escritor brasileiro que encontra entusiasmo criador nos povos indígenas. Assim, gostaria de saber como é a influência das línguas dos povos indígenas brasileiros no português falado em Portugal. Por certo há diversos troncos lingüísticos que influenciaram a língua falada no Brasil. Ademais, anterior ao achamento do Brasil já havia diferentes nações indígenas (e povos circunspectos) que por sua vez falavam diferentes idiomas. Há estudos científicos nesta área? Agradeço pela oportunidade.
Desejo a todos sucesso!
Grande abraço.
Socorrista
O que = aquele que presta socorro a alguém socorre esse alguém; o que corre é corredor, logo seria: socorredor e não socorrista (galicismo do françês:
ocorriste.
Esta versão dos factos não tem acolhimento pelos "jornalista" que pensão ser "journalistes".
Quid iuris?
Análise morfológica e análise sintáctica + pronominalização verbal
Gostava da saber qual é a diferença entre análise morfológica e análise sintáctica. E o que é a pronominalização verbal?
Obrigada.
Dedutível = deduzível
Qual o significado da palavra dedutível? Que se pode deduzir de algo, como do imposto por exemplo?
Tratabilidade?
Existe o termo tratabilidade/intratabilidade (tratável)?
Ainda o plural de guarda-mor
Nas calendas ou nos idos, não sei bem precisar, de "40" (Instrução Primária e Liceu) ensinaram-me que o plural e o singular era Guarda-Mor.
Será "mundam-se os tempos, mundam-se as vontades"?
O tempo o mores...
