Tenho uma dúvida: Podem-me indicar quais os verbos irregulares terminados em "ear"? Já pesquisei nas respostas anteriores mas sem sucesso.
Na frase «em cada um de nós existe uma necessidade de adrenalina, que está sempre a vir ao de cima...», a expressão vir ao de cima está correcta? Não se poderá dizer vir ao cimo?
Qual a forma correcta de escrever: mota de água ou mota-de-água?
Obrigada!
Numa placa, da responsabilidade de uma autarquia, pode ler-se: “Semaforização do cruzamento...”. É correcto dizer-se “semaforização”? O correcto não será dizer-se “colocação de semáforos”?
Concordância sujeito / predicado / complemento directo. É correcto dizer-se: O testemunho dos agentes António e Bonifácio prova a factualidade descrita? Ou será antes Os testemunhos dos agentes A e B provam a factualidade descrita?
Como se escreve correctamente a frase: “Se tiver os documentos em ficheiro, gostaria que mos enviasse por e-mail.”
Isto parece-me aquilo que ouço mais, mas acho que não está correcto. O verbo “enviasse” tem que indicar “o quê” (os ficheiros) e “a quem” (a mim). Se fosse no presente seria “poderia enviar-me-los”?
Não sei se o verbo "enviasse" está exactamente no condicional, mas tenho muitas dúvidas em conjugar verbos neste tempo verbal com pronomes “-me”, “-lhe” e partículas “-se”, “-los”, etc.
Muito obrigado!
Qual a diferença entre plano e programa? Qual o mais específico?
Deparei com a seguinte frase:
"Os últimos ano e meio têm sido tempos de mudança..."
Está correcta ou deveria ser singular?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações