O futuro composto do conjuntivo também é denominado futuro perfeito (ou concluído) do conjuntivo e corresponde a uma acção anterior a outra expressa ou subentendida.
As orações com o verbo no futuro composto do conjuntivo surgem relacionadas com outras formas do futuro, nomeadamente o futuro próximo ou imediato (por exemplo – «Eu só vou dar as classificações quando tiver visto todos os trabalhos») ou o futuro perifrástico (por exemplo – «Eu hei-de te pagar quando tiveres terminado esse trabalho»). Também o presente do indicativo, que, muitas vezes, usamos como futuro, poderá surgir relacionado com formas do futuro composto do conjuntivo. Exemplo – «Ele só me entrega a casa quando a tiver pintado».
O futuro composto do conjuntivo usa-se normalmente em orações subordinadas temporais começadas por quando e nas oração subordinadas condicionais iniciadas pela conjunção se, ou com as locuções salvo se e excepto se.
Em relação às frases que nos apresenta segue um pequeno comentário:
1) «Se eles não tiverem ido viajar» – correcta.
2) Não usamos esta ordem das palavras, mas as seguintes: «Se ela não tiver ido já a esse tipo de festa» ou «se ela não tiver ainda ido...» ou «se ela ainda não tiver ido...».
3) «E se ela não tiver viajado?» – correcta. Há aqui uma hipótese, como é muito frequente em frases com o futuro, com o conjuntivo e com o condicional.
4) «E se ele já tiver ido?» – correcta.